quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Alfabetização para a Melhor Idade

Alfabetização para a Melhor Idade – a palavra por meio da Palavra.
Numa iniciativa de valorização ainda maior da chamada Terceira Idade, Ministério Casa da Honra da Lagoinha lança o projeto de alfabetização totalmente baseado na Bíblia. É a palavra pela Palavra.
Há muito na trincheira do cuidado e do amparo aos que estão na chamada Terceira Idade – cuidado esse que vai muito além dos aspectos como saúde, psicossociais, de relação de trabalho e estudo e convívio familiar, mas acima de tudo espiritual e pastoral – a Casa da Honra da Lagoinha, inaugurada em fevereiro do ano passado, acaba de lançar o projeto Alfabetização da Melhor Idade. Sendo essa uma iniciativa do Ministério Melhor Idade, o projeto visa oferecer a esse público não só a chance de aprender a ler e escrever, mas dar-lhe a oportunidade de se incluir ainda mais na sociedade. “Entendo que a alfabetização é mais do que aprender a ler e escrever. É fazer com que a pessoa sinta-se um participante da sociedade”, diz Jemima Maia Cordeiro, Terapeuta Ocupacional com especialização em saúde mental, idealizadora e coordenadora do projeto, em parceria com Marcos Vilar, que além de Geógrafo pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cursou Metodologia Científica na FEBRACE da Universidade de São Paulo e na MOSTRATEC pela Fundação Liberato. Sobre o projeto, Marcos também afirma: “Ele tem a função de não só alfabetizar, mas também de conscientizar os alunos da importância de serem ativos na sociedade, a fim de transformá-la.”

O diferencial e a metodologia
O mérito e o peso de um trabalho como esse não estão apenas no trabalho em si, o que não é de somenos importância, mas sim no fato de que tudo se dará por meio da Bíblia. “Esse é o maior diferencial”, diz Jemima, que detalha ainda: “As palavras, as frases, os textos utilizados serão todos cristãos, palavras que levam vida e esperança. Tudo será feito de uma forma estimulante e motivadora.” Marcos endossa: “Associamos o método à introdução de princípios bíblicos,para termos um mecanismo efetivo de transformação social.”
Acerca do público a que o projeto é direcionado em relação à faixa etária e sexo, são homens e mulheres com cerca ou acima de 60 anos, de perfil econômico bem diversificado, sendo a maioria da classe B. “Mas os adultos interessados poderão se inscrever e participar da atividade. O convite é para toda a comunidade, não apenas para os evangélicos e/ou membros da Lagoinha”, diz Marcos. Em relação ao tempo que se levará para que se possa considerar de fato que o idoso ou a pessoa na terceira idade seja considerada alfabetizada, Jemima adianta: “Nossa meta é de seis meses, o que vai depender do desempenho de cada um.” “São seis meses de curso divididos em 3 módulos. Mas este processo vai depender da evolução da turma”, reitera Marcos.
Findada ou cumprida a meta da alfabetização, segue-se outra etapa: a do incentivo, para que todos não parem no tempo. “Incentivaremos os mesmos a não parar de estudar, a se capacitarem, a continuarem. Isso é só o começo de uma linda caminhada”, comenta Jemima. “A ideia é que a alfabetização seja apenas uma semente plantada no coração dos alunos, a fim de que eles possam buscar o conhecimento para se sentirem presentes na sociedade”,complementa Marcos. Sobre a expectativa da liderança e dos envolvidos na Casa da Honra em relação a tudo que se pretende fazer a partir e com o projeto, tudo está muito claro: “A liderança está envolvida totalmente, incentivando e dando condições para que o mesmo se realize, e nos dando também cobertura espiritual”, diz Jemima. “A equipe de trabalho é excelente, formada de líderes como os pastores Paulo César, Ana Lúcia, Regina Estrela. Eles têm dado todo o apoio espiritual e estrutural para que o projeto abençoe o maior número possível de pessoas”, diz Marcos. Jemima e Marcos são os coordenadores do projeto. Eles contarão também com uma equipe de professores que se voluntariarem. “Qualquer pessoa que tenha formação, sendo da área ou não, e tiver o interesse de ajudar como professor, poderá se inscrever”, diz Marcos.
As expectativas acerca de tudo que vai acontecer com a partir do projeto Alfabetização Para Idosos do Ministério Melhor Idade são grandes e as melhores também por parte da Jemima e do Marcos. “Creio que Deus vai fazer grandes coisas. Esse projeto será um instrumento de evangelização e realização de sonhos, fazendo com que todos saiam de um lugar de vergonha e discriminação, para um lugar de honra”, diz Jemima. Marcos arremata em fé e concordância: “A expectativas de todos estão em Deus. Cremos que Ele irá transformar a realidade dessa gente.”
A palavra não poderia ser outra, se não de gratidão. Primeiro, Jemima: “Agradeço a toda a liderança do ministério pelo o apoio e pela credibilidade. Que vocês continuem sendo benção e cooperadores do Reino de Deus. Agradeço a Ele por permitir que eu sonhe os sonhos dele. Agradeço ao pastor Márcio Valadão, um grande homem de Deus. Aos líderes do Ministério da Melhor Idade, pastores Paulo Cezar, Ana Lucia e Regina. Aos obreiros e voluntários da Casa da Honra, grandes guerreiros do Senhor Jesus. E especialmente aos da terceira idade, por todo amor, carinho e toda confiança. Sei que infinitamente mais Deus fará em nosso favor!” Por fim, o Marcos: “Primeiro a Deus, pois a Palavra nos fala que todo dom perfeito, toda boa dádiva, vem do Pai das luzes, e qualquer coisa ou projeto bom, antes de nascer em nosso coração, nasceu primeiro no coração dele. Agradecemos pela visão do pastor Márcio Valadão, que tem dado todo o apoio ao projeto que leva mudança e melhoria
de vida para a comunidade. Aos nossos líderes, pastores Paulo Cezar, Ana Lucia e Regina. E aos obreiros e voluntários da Casa da Honra, que são como uma família para nós.”
Está dado o recado. E dada foi a largada e arrancada para a aprendizagem. Uma deixa final: a inclusão digital também fará parte do projeto Alfabetização para Terceira Idade do Ministério da Terceira Idade da Casa da Honra.
Para mais informações sobre a Casa da Honra, só ligar para o Pr. Paulo César – (31) 8489-2348. Para mais informações sobre o Projeto de Alfabetização da Melhor Idade, só ligar para Jemima ou Marcos – (31) 8447-2192

Com a palavra, o líder da Casa da Honra
“Estamos entre o grupo de pessoas que mais leem no país, exatamente pelo estímulo que a Bíblia nos dá de nos aproximarmos dela e apreendermos aquilo que Deus tem para nos ensinar. Isso é fundamental, especialmente para o idoso. É muito difícil, mas não impossível, o idoso se converter. E o maior índice de analfabetismo está entre eles. Queremos investir nesse projeto para vermos cada um deles crescendo no Senhor, para que novas perspectivas sejam abertas para eles, sejam elas naturais ou espirituais.”

Notícias Cristãs com informações do Portal Lagoinha

SOU ÉTICO! Cito as fontes. Copiado do Site Notícias Cristãs. Link Original: http://news.noticiascristas.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário