terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Missões Presbiterianas Na Amazônia

A Igreja Presbiteriana de Manaus, quando sob o pastorado do Pr. Caio Fábio D'Araújo, iniciou missões entre os ribeirinhos do Amazonas usando um barco de 16 metros em Julho de 1990 através de equipes de jovens em fins de semana ou uma vez por mês, sob a liderança do Pr. José João Mesquita e do Missionário João Wilson Vasconcelos.
Em Abril de 1992, iniciou-se nova fase com Projeto Barco-Hospitalar com apoio da Visão Mundial, utilizando um barco de 20 metros, com consultórios médicos, odontológico, laboratório, farmácia e contando com a participação de muitos profissionais voluntários. Em Outubro de 1993 este barco sofreu naufrágio, foi recuperado e devolvido ao proprietário.
1993 - Recebemos por empréstimos de um irmão da igreja um barco de 16 metros, que adaptamos consultórios, laboratórios, farmácias. Usamos este barco de por apenas um ano.
A Igreja recebeu uma oferta da Igreja Sal da Terra de Uberlândia e com participação da Igreja em Manaus e Visão Mundial, foi comprado um barco de 22 metros, o qual foi adaptado para uso hospitalar.
1996 - O trabalho missionário ganhou nova dimensão, agora não só com voluntários esporádicos, mas com uma equipe com médica, dentista, enfermeiro, assistente social, evangelistas, ao todo 12 pessoas dedicadas exclusivamente ao trabalho missionário.
1998 - Foi acrescentado ao projeto uma agrônoma, iniciando assim uma área nova de trabalho: Agroecologia. Ainda neste ano, foi recuperado o barco Peniel.
1999 - Recebemos da SBB - Sociedade Bíblica do Brasil, em convênio por dois anos, o barco hospitalar Luz na Amazônia II.
No ano 2000 a IPM concebeu o Projeto Visão Amazônica 2010. Alvo: Plantar 200 novas igrejas no interior do Estado até 2010.
Em Agosto de 2001 começamos a usar o avião de Asas de Socorro.
2002 - Concluindo um novo barco.
Atualmente atendemos 2.500 familiares (aproximadamente 10.000 pessoas).
Hoje são cinco barcos, três hospitalares e dois em atividade evangelísticas no interior.
Foram feitos mais de 40.000 atendimentos ambulatoriais, muitas pequenas cirurgias em nossos barcos.
Foram plantadas 50 novas igrejas (congregações) no interior do Estado.
O que será os próximos 10 anos ?
Se obedecermos a Deus, vivendo de acordo com sua Palavra, certamente Ele fará um grande trabalho através de nós.
Você está disposto (a) a orar, contribuir e obedecer o comando de Deus ? Se assim for, podemos sonhar com grandes coisas para a glória de Deus.
Rev. José João Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário