quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O Culto que prestamos a Deus



Tema: O Culto que prestamos a Deus
Texto: Is 6.1-8

Introdução:
Neste capitulo vemos o culto que Isaias presta a Deus. Na época de Isaias o povo vivia de forma errada, rendidos a idolatria, e faziam como se isto fossem coisas boas. E neste cenário surge um homem que II Cr 26 o descreve como um grande homem, cumpridor das leis de Deus, porém um dia ele foi tomado pela vaidade e como rei ele quis oferecer sacrifício (Que era função do sacerdote). Por esse erro ele é punido com a lepra e é obrigado a deixar a casa real para morrer fora desta terra.

Por esse motivo Isaias relata “No ano em que morreu o rei Uzias”. Isso significa que a questão social e religiosa daquele povo estava totalmente caótica. E é neste momento que Isaias tem uma visão

S/T: 5 Pontos fundamentais no Culto que prestamos a Deus

1ª Ponto: Adoração

No texto de Isaias no verso 3 aprendemos como adorar a Deus, e como devemos reconhecê-lo. Deus é Pai, Onipotente, Amor, mas a bíblia nos ensina que devemos reverenciá-lo pela Sua Santidade, por isso os anjos clamavam: “Santo, Santo, Santo”. Esse é o momento em que o profeta vê o contraste entre a santidade de Deus e seu pecado. O primeiro momento no culto não deve ser para pedir, mas deve ser para adoração.

2ª Ponto: Contrição

Esse deve ser o momento em que reconhecemos nosso pecado diante da santidade de Deus. A santidade de Deus nos leva a enxergar nossos pecados. Se Deus não estiver no culto não haverá quem nos convença do pecado.

Pois sozinho o homem não enxerga seu pecado, pois ele está apto para arrumar desculpas e justificativas, de maneira que ele mesmo se “absorve” do pecado dizendo: Todo mundo faz!

Mas se Deus estiver no culto, todas estas desculpas não serão válidas, e seremos humilhados então teremos de pedir perdão a Deus.

3ª Ponto: Ação de Graças

Esse é o momento em que nós agradecemos a Deus pelo que Ele faz em nossas vidas (perdão de pecados). É o momento de exultar no Deus da nossa Salvação.

4ª Ponto: Palavra de Deus

Isaias diz: “Depois disso eu ouvi a voz de Deus” Quando Neemias vai cultuar, e Esdras é chamado, o povo começa a proclamar: - Traga o Livro!!! E quando o livro chega o povo fica de pé.

O que é básico no culto não é a mensagem mas a palavra de Deus.

5ª Ponto: Nossa resposta diante de Deus

Por fim precisamos ter uma resposta diante de Deus. Existem aqueles que entram em um culto, porém sua mente está ao longe transitando, e quando ele volta, ele não tem nada a responder diante de Deus. Pois ninguém pode sair de um culto da mesma maneira que adentrou, ou sairá melhor, pois a Palavra achou abrigo em seu coração, ou sairá pior, pois seu coração ficou tão endurecido que nem mesmo a palavra alcançou morada.

Conclusão:

Certa Mulçumana ao se converter orou: “Se te adoro por medo do inferno, então manda-me para lá. Se te adoro pelo paraíso, então não permita que eu entra lá. Mas se te adora por quem Tu És, então mostra-me a beleza da Sua Santidade”
 
Fonte: www.aartedaexposicaobiblica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário