quinta-feira, 8 de setembro de 2011

“FINALMENTE, IRMÃOS, ORAI POR NÓS” – Um apelo em favor dos pastores

Por Alcir Moreno
O apóstolo Paulo fez um apelo claro e direto à igreja de Tessalônica: “Irmãos, orai por nós” (2 Tessalonicenses 3.1). Aprecio a simplicidade desse apelo. Foi proferido de forma emocionalmente branda. Você conhece a profunda necessidade que este apóstolo tinha da ajuda de Deus? “Em jornadas, muitas vezes; em perigos de rios, em perigo de salteadores, em perigo entre patrícios, em perigo entre os gentios, em perigo na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar, em perigos entre falsos irmãos; em trabalhos e fadigas, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede, em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez” (2 Coríntios 11.26-27).
Nós a percebermos, com mais veemência, em Romanos 15.30: “Luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor”. Temos aqui um grande homem. Ele possui grandes dons e experiências com Deus. É muitíssimo inteligente; é um valoroso guerreiro espiritual. É um instrumento escolhido por Deus. No entanto, faz um apelo por oração: “Orem por mim. Lutem comigo nas orações a Deus a meu favor”.
Por quê? Há duas razões:
1. Porque as coisas mais importantes no ministério cristão não podem ser realizadas pelo homem que confia em si mesmo.
  • “Não ousarei discorrer sobre coisa alguma, senão sobre aquelas que Cristo fez por meu intermédio, para conduzir os gentios à obediência” (Romanos 15.18).
  • “Pela graça de Deus, sou o que sou; e a sua graça, que me foi concedida, não se tornou vã; antes, trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, não eu, mas a graça de Deus comigo” (1 Coríntios 15.10).
  • “Se alguém serve, faça-o na força que Deus supre, para que, em todas as coisas, seja Deus glorificado, por meio de Jesus Cristo” (1 Pedro 4.11).
  • “Ora, o Deus da paz… vos aperfeiçoe em todo bem, para cumprirdes a sua vontade, operando em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo sempre” (Hebreus 13.20-21).
2. Porque Deus estabeleceu o mundo de tal modo eu a transformação moral e os triunfos no ministério ocorrem por meio da oração.
a) transformação moral:
  • “E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção” (Filipenses 1.9).
  • “Não cessamos de orar por vós… a fim de viverdes de modo digno do Senhor… frutificando em toda boa obra” (Colossenses 1.9-10).
  • “Orai, para que não entreis em tentação” (Lucas 22.40).
b) triunfos no ministério:
  • “Luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor, para que eu me veja livre dos rebeldes que vivem na Judéia, e que este meu serviço em Jerusalém seja bem aceito pelos santos” (Romanos 15.30-31).
  • “Orai por nós, para que a palavra do Senhor se propague e seja glorificada” (2 Tessalonicenses 3.1).
  • “Também por mim; para que me seja dada, no abrir da minha boca, a palavra, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho” (Efésios 6.19).
  • Suplicai, ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado; para que eu o manifeste, como devo fazer” (Colossenses 4.3-4).
Falo em benefícios de milhares de pastores. Pedimos humildemente: ore por nós. Que estes versículos sejam o seu guia. Imagine o que Deus pode fazer! Sonhe com os efeitos contagiantes em nosso país – durante muitas décadas. “Finalmente, irmãos, orai por nós”.
(Extraído do Livro “Provai e Vede” de autoria de John Piper, p. 141-143)

Fonte: www.aliancareformada.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário