segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Sermonário Reformado


Continuando esta série, quero trazer um sermão de minha autoria, fruto da minha colheita de meu maná diário do dia 23/09/2011 ensinada pelo amado Pastor Luis Ricardo Monteiro da Cruz no CPO/NE em Garanhuns -PE, quando fui aluno deste curso no Instituto Bíblico do Norte (IBN), eu que sou o menor na casa de meu pai, espero que edifique sua vida como edificou a minha, Contatos para pregações tanto em templos como em congregações, seja na Zona Urbana ou Zona Rural 83 96790574.

Autor: Pb. Miss° Veronilton Paz da Silva (IPB Sitio Serrote – Congregação da Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro).
Local: Sermão ainda não foi pregado

TEXTO: LUCAS 13.6-9

INTRODUÇÃO:
Li um livro intitulado “Frei Luis de Sousa” de Almeida Garret, para realizar um trabalho na Faculdade, neste trabalho pedia a hamartia dos personagens que seria, dona Madalena casou-se com D. Manuel com seu marido vivo, D. Manuel queimou a própria casa. Hamartia no sistema coercitivo de Aristóteles é a falha do personagem. Na Bíblia o pecado, no hebraico hamartia foi a desobediência do Homem a Deus. Deus criou tudo, inclusive o homem e viu que era muito bom (Gn 1.31), mas o homem criado pelo seu livre-arbítrio escolheu desobedecer a Deus e comer da fruta que Deus disse “não coma”, perdeu o livre-arbítrio, pois só tem este quem pode escolher em estado de perfeição, Adão não era mais perfeito, nem nós somos, então não temos livre-arbítrio. Herdamos a alma de nosso pai Adão e com ela o pecado que sua natureza contraiu, passando também para nossa. Jesus neste texto registrado pelo evangelista Lucas estava combatendo uma heresia que uma calamidade era resultado do pecado, como em João 9.1-2 combatia outra heresia de alguns que diziam que o doente tinha pecado ou seus pais. Aqui Cristo usa este fato verídico da queda da Torre de Siloé para exemplificar outra morte pior do que a daqueles dezoito que Pilatos matou se continuassem no pecado, que seria a morte espiritual, a separação de Deus, como nós temos vivido?

TEMA: O QUE JESUS ENSINA SOBRE O PECADO E O PECADOR?
  1. O PECADO É UNIVERSAL. V. 2,5
“Todos igualmente perecereis”.
  1. A NECESSIDADE DO PECADOR ARREPENDER-SE. V. 2,5
“Se não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”.
  1. O PECADOR ARREPENDIDO PRECISA DAR FRUTO PARA DEUS. V.6-9
“Se vier e dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la” (v.9)

CONCLUSÃO:
Sabemos que o pecado é universal, atinge todos os homens, Precisamos de arrependimento para sermos perdoados e não sermos condenados, se de fato estamos arrependidos devemos dá frutos dignos de arrependimento () e buscar deixar o que Deus não se agrada e fazer o que lhe agrada. Temos feito isto?

APLICAÇÃO:
Musica: Hinário Nc 97
Oração com os presentes
Desafio: Conhecimento de Deus (Não crentes), Frutificar (crentes).

BIBLIOGRAFIA:
Livro O Homem e a Salvação, José Martins Ceibel.
Livro A teologia de Paulo, Willian Smith, Ceibel.
Bíblia de Estudo Genebra ARA Ampliada, Ed. Cultura Cristã.
Folheto: Você é uma boa Pessoa, Hernandes Dias Lopes, CNE/IPB.


Nenhum comentário:

Postar um comentário