segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Sermonário do Missº Veronilton (IPB Sítio Serrote)


 Graça e paz!
Este é o esboço do sermão pregado por mim na Congregação Presbiteriana do Sítio Serrote, onde sirvo como missionário voluntário, esta reflexão é fruto da minha colheita de maná deste domingo 16/10/2011. Que o Senhor edifique tua vida!

TEXTO: OSÉIAS 14.1-8

TEMA: SINAIS DE UM AVIVAMENTO

  1. UMA VOLTA PARA DEUS. v.1
“Volta ó Israel para o Senhor porque pelos teus pecados estás caído.”

  1.  UM ARREPENDIMENTO VERDADEIRO. V.2a
“Tende convosco palavras de arrependimento...”.

  1. UMA CONVERSÃO GENUÍNA. V.2b-3
“... e convertei-vos ao Senhor...”. Conversão é mudança radical de mente e ação, eu passo a entender algo que antes não entendia, desejar algo que antes eu não queria nem saber. Quando há uma conversão verdadeira recebemos:

a)      Perdão do Senhor. v.2c
“Perdoa toda a iniqüidade...”.

b)      Oferecemos sacrifícios agradáveis a Deus. v.2d
“... Aceita o que é bom e, em vez de novilhos, os sacrifícios de nossos lábios”.

c)      Aprendemos a depender do Senhor. v.3
“A assíria já não nos salvará, não iremos montados em cavalos e não mais diremos à obra das nossas mãos: Tu és o nosso Deus; por ti o órfão alcançará misericórdia”.

  1. RECEBEMOS UMA NOVA VIDA. V.4-8

a)      Deus cura a nossa alma. v.4
“Curarei a sua infidelidade, eu de mim mesmo os amarei, porque a minha ira se apartou deles”.

b)      Renova as nossas forças. v.5
“Serei para Israel como orvalho, ele florescerá como o lírio e lançará suas raízes como o cedro do Líbano”.

c)      Nos faz ter vigor missionário. v.6
“Estender-se-ao os seus ramos, o seu esplendor será como o da oliveira, e sua fragrância, como a do Líbano.”

d)      Fazemos a diferença na vida das pessoas. v.7
“Os que se assentam de novo à sua sombra voltarão; serão vivificados como o cereal e florescerão como a vide; a sua fama será como a do vinho do Líbano.

e)      Nós produzimos frutos em Deus. v.8
“Ó Efraim, que tenho eu com os ídolos? Eu te ouvirei e cuidarei de ti; sou como o cipreste verde; de mim procede o teu fruto”.

CONCLUSÃO:
Nós vimos aqui que Deus traz um avivamento para nós e os sinais são: Volta para Deus, arrependimento verdadeiro, conversão genuína e recebemos uma nova vida. Somos de fato avivados? Temos uma vida com Deus?
APLICAÇÃO:
Musica: Renova-me Senhor Jesus
Desafio: Mudança de vida e entrega pessoal a Deus
Oração: Quebrantamento e entrega

Nenhum comentário:

Postar um comentário