terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sermonário do Missº Veronilton (IPB Sítio Serrote)


 Este também fará parte do meu livros, se Deus permitir!
Veredas da Justiça: Sermões que Edificam
TEXTO: CARTA DE PAULO AOS ROMANOS 12.1-2
EXÓRDIO:
O culto, seus elementos e sua veracidade sempre foi motivo de controvérsias históricas entre religiões. O cristianismo e judaísmo defendiam o culto monoteísta (adoração a um só Deus) em contraste com outras nações ímpias que realizavam cultos politeístas para cultuar vários deuses e deusas e no período apostólico com as divindades do império romano e culto do imperador, a partir da idade média a igreja corrompida pelo império romano entra em decadência espiritual, passando a colocar elementos estranhos no culto. Neste período surge culto aos santos (375 D. C.), culto a Maria (450 D. C.), Purgatório (506 D. C.), Uso de Imagens e relíquias (783 D. C.). Era vendido o perdão de pecados pelos dominicanos através das indulgências com a aprovação do papa, ao longo da história homens como John Huss, Pedro Valdo, Hulrico Zwinglio, Jerônimo Savanarola, que tentaram mudar esta realidade dentro da igreja foram mortos como herejes pela fogueira da “Santa Inquisição” onde a igreja que deveria trazer vida, matava os que não concordassem com seus desvarios e doutrinas deformadas. No século XVI na Alemanha Deus levantou um monge agostiniano chamado Martinho Lutero que apregoou 95 teses na Catedral de Winteberg no dia 31 de Outubro de 1517 e em uma destas teses estava que só a Escritura era a única regra de fé e prática do cristão e o principio regulador do culto. O culto verdadeiro seria baseado na Bíblia apenas e composto de oração, leitura bíblica, cânticos, pregação da palavra e ministração dos sacramentos: Batismo e Ceia do Senhor, seguido depois de pratica deste culto na vida, como dizia o pastor puritano Mathew Henry que “para ter vida no culto é preciso ter culto na vida”. Mas as nossa palavras condizem com nossa prática? Vivemos o que pregamos?
NARRAÇÃO:
No comentário bíblico de Romanos do Pastor Willian S. Smith, ele traz uma referencia ao culto verdadeiro como o conhecimento seguido da prática diária de uma vida piedosa, segundo este autor no seu comentário sobre Romanos 12.1-2, diz que a vida toda do homem alcançado pela graça deve ser um culto de adoração a Deus. “O termo “corpo” significa o homem total com todas as suas relações humanas”. Podemos dizer como o Rev. Hernandes Dias Lopes que a nossa teologia não deve ser dissociada da pratica e nem o nosso culto solene do nosso culto diário. Precisamos de uma ortodoxia = Doutrina fiel, mas também de uma ortopraxia – prática fiel. Baseado no texto lido, alumiado pela luz do Espírito Santo, quero trazer uma mensagem com o tema inserido abaixo:
TEMA: O CULTO VERDADEIRO

1.      O MOTIVO DO CULTO: AS MISERICÓRDIAS DE DEUS. V.1
“Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.”
Pelas misericórdias de Deus podemos oferecer um culto (sacrifício, onde se escolhe o melhor para Deus, usar a melhor roupa, sapato, perfume que tiver para cultuar a Deus. Ex: Caim e Abel; Gn 4.1-7) este culto (sacrifício) deve ser:
a)     Vivo. “...Sacrifício vivo...”
Contraste com a oferta material, animal morto repetido todos os anos, agora o culto era ao cordeiro que foi morto (I Pe 1.18-20), ressuscitou (Rm 4.25) e estava vivo pelos séculos dos séculos (Ap 1.17-18), nós crentes não carregamos o “senhor morto”, o nosso Senhor está vivo. ALELUIA!! NOSSO CULTO É VIVO!!
Para Jesus precisamos oferecer um culto vivo, solene com a vida e jamais um culto morto sem alegria. Um grupo de pastores decidiram visitar um leprosário e nos momentos de culto ali perceberam um homem no canto que havia perdido quase todos os movimentos devido ao avanço da lepra e isolado com os demais, ele no momento dos cânticos, orações e pregações de pastores que ali iam visitar ele levantava o único dedo que sobrou na mão direita todo o tempo, aquele homem com aquele gesto estava dizendo eu presto culto, adoro a este Deus. O culto daquele leproso era um culto (sacrifício) vivo. ALELUIA!!!
b)     Santo. “...Sacrifício ... santo
Separado para o uso de Deus, distanciado do pecado. Deus repreendeu Israel por causa dos seus ajuntamentos sem vida de santidade, eram formais no culto e sua vida era uma desgraça. Veja o que Deus disse ao povo de Israel:
“Não posso suportar pecado associado ao culto solene” (Is 1.13)
c)     Agradável a Deus “... Sacrifício... agradável a Deus...”.
Segundo a vontade de Deus, não sou eu que devo gostar do culto, mas Deus é que deve gostar ou não gostar do nosso culto, pois o culto é para Ele e não para mim.
Existe certo pregador que fazia propaganda da sua igreja dizendo: “Eu sou o profeta das nações e se você quiser ouvir sobre cura, prosperidade, prego. Aqui eu prego o que você quer ouvir.” O culto não é teocêntrico, mas antropocêntrico. Muitos dizem que vêem assistir o culto, quem assiste o culto é Deus, nós viemos para prestar culto. GLÓRIAS A DEUS!!!
d)     Racional. “...Sacrifício... que é o vosso culto racional
O culto cristão é um culto inteligente, espiritual, onde a razão (mente) que coordena suas atitudes é dirigida por Deus em todos os seus caminhos. “Este é o caminho andai nele” (Is 30.21).
“Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem.” (Hb 11.3) 
A fé cristã torna as pessoas inteligentes e jamais néscias, culto onde as pessoas fazem coisas loucas como um determinado DVD que me presentearam e as pessoas ficavam rodando feito peru de natal bêbado, outros caindo pelo chão e dizendo que caíram pelo poder de Deus, e ainda alguns com uma gritaria terrível, quando pergunta-se a respeito da veracidade disto com a Bíblia dizem que é mistério, só entende quem é espiritual. Meus irmãos deixemos de meninice e leiamos a Bíblia. Em nome de Jesus!
O apóstolo Paulo orienta-nos a orar com o espírito, mas também com a mente (I Co 14.15)

2.      A EXIGÊNCIA DO CULTO: A TRANSFORMAÇÃO DA VIDA. V. 2A
“E não vos conformeis com este século (mundo), mas transformai-vos pela renovação da vossa mente...”
a)     Não viver de acordo com as normas, modismos e invencionices deste mundo. “E não vos conformeis com este século (mundo)...”.
“Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.” (I Jo 2.15)
Mundo neste texto é o sistema de rebelião contra Deus, por que já vi crente usar este texto para dizer que é pecado assistir copa do mundo, mas a Bíblia diz que o mundo (Planeta Terra) e os que nele habitam pertencem a Deus (Sl 24.1), Deus amou o mundo (judeus e gentios de as partes mundo e não apenas judeus como pensavam os judeus, Jo 3.16). Mundo tem vários significados depende do contexto onde a palavra está inserida. O que são práticas mundanas? São as práticas pecaminosas como: sensualidade (provocar desejo); sexo ilícito; vícios, bebidas, glutonarias, consumismo; mentiras; traições; roubos. Agora proibir jogar futebol dizendo que é coisa do mundo é não conhecer a Bíblia. Fujamos dos prazeres carnais!
b)     Ter a mente renovada pelo Espírito Santo. “... Mas transformai-vos pela renovação da vossa mente”.
A atitude mental do crente deve ser remodelada pelo conhecimento do evangelho, mediante o poder do Espírito. Somente através dessa renovação santificadora o crente torna-se sensível o bastante para discernir se o comportamento está de acordo com a vontade de Deus em cada situação vivida. O apóstolo Paulo fala que temos a mente do Senhor (I Co 2.16), Tudo isto porque recebemos o Espírito Santo ao conhecemos a Cristo, Ele nos auxilia na aplicação da Palavra de Deus para nossas vidas. Jesus disse que aquele que o ama deve guardar seus mandamentos (Jo 14.15). Nossa mente sendo renovada por Cristo, iremos pensar nas coisas do alto onde Cristo está assentado (Cl 3.2). “Levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo”. Se todo pensamento está cativo à obediência de Cristo, então toda a pessoa estará em sua totalidade submissa a Cristo com suas idéias, motivos, desejos e decisões. Ser transformado pela renovação da mente é ter implantada uma nova mente com Cristo no controle, isto acontece pela aplicação do evangelho pelo Espírito.

3.      O RESULTADO DO CULTO: EXPERIMENTAR A VONTADE DE DEUS. V. 2B
Precisamos em nossa vida experimentar a vontade de Deus em nossa vida e o nosso culto não é apenas o momento na igreja, mas é todo nosso viver sendo um culto oferecido a Deus. Deus revela sempre a sua vontade para nós, devemos está atentos para aprendermos ao ouvirmos Deus falar conosco e cumprirmos sua vontade. Esta vontade é sempre:
a)     Boa (para o servo de Deus). “Para que experimenteis qual seja a boa... vontade de Deus”.
“Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”. (Fp 2.13)
“Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8.28)
“Depois vieram também seus irmãos, prostraram-se diante dele e disseram: Eis-nos aqui por teus servos. Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim, porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, para que se conserve muita gente em vida.” (Gn 50.18-20)

b)     Agradável (a Deus). “Para que experimenteis qual seja a agradável... vontade de Deus”.
“Nele (Cristo), digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade.” (Ef 1.11)
“Que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade.” (Is 46.10)
Deus só faz o que lhe agrada e não o que agrada o homem, Deus não precisa adequar-se a nossos costumes, nossos costumes é que devem adequar-se a Deus e a sua vontade. A vontade soberana de Deus é sempre estabelecida, lembram do caso de Jonas que Deus disse que deveria se dispor para ir pregar em Ninive e ele dispôs-se para fugir para Társis, Deus fez que acontecesse tempestade no mar, o profeta lançado ao mar foi engolido por um peixe e vomitado na Praia de Ninive. Quando a vontade de Deus é que Jonas esteja em Ninive não adianta fugir para Társis que Deus o traz para Ninive. Se Deus te ordena pregar sua Palavra não fuja, lembre de Jonas, se você fugir, Deus vai em busca de ti. Quando Deus te quer em Ninive, não fuja para Társis. ALELUIA!!! GLÓRIAS A DEUS! ELE CUMPRE SEMPRE SUA VONTADE SANTA!!!
c)     Perfeita (infalível, dentro do plano perfeito de Deus). “Para que experimenteis qual seja a perfeita... vontade de Deus”.
O caminho do Senhor é perfeito; a Palavra do Senhor é provada” (II Sm 22.31)
“Deus é a minha fortaleza e a minha força e Ele perfeitamente desembaraça o meu caminho.” (II Sm 22.33)
“Deus é perfeito em todos os seus caminhos e santo em todas as suas obras.” (Sl 145.17)
Deus tem uma vontade que é perfeita em todos os aspectos, sua vontade segue seus atributos de perfeição, santidade, justiça, imutabilidade e amor. Ele tem um plano para cada criatura, sua vontade revelada nas Escrituras levam o homem a uma relação de amor com Ele e com seu semelhante. Todos os momentos da nossa vida acontece um milagre, um Deus perfeito que habita homens imperfeitos alcançados por sua graça e Ele não se corrompe com nossas imperfeições, pelo contrário nos purifica. Nós diante deste Deus não temos outra alternativa a não ser adorar. ADORE A ELE AGORA!!! ALELUIA!!!
Um rei chamado Nabucodonosor da Babilônia, que levou Israel cativo, porque Deus permitiu, por causa dos pecados de Israel, achou que era o rei da cocada preta, foi confrontado por três jovens israelitas que estavam ali como escravos: Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, não adoraram a imagem de ouro que Ele fez, foram lançados na fornalha de fogo ardente, os que os lançaram na fornalha morreram e eles ficaram passeando dentro do fogo sem nenhuma queimadura junto com um quarto homem que segundo a teologia era uma teofania, aparição de Cristo no Velho testamento (dn 3.1-27). Deus estava presente na fornalha e livrou seus servos. O rei continuou no seu orgulho e Deus o fez ficar abilolado, doido e ele começou a viver entre os animais e comer capim feito jumento, para reconhecer que havia um Deus Supremo acima de tudo e todos (Dn 4.31-33), quando chegou seu juízo novamente ele disse:
“Mas ao fim daqueles dias, eu, Nabucodonosor, levantei os olhos ao céu, tornou-me a vir o entendimento, e eu bendisse o Altíssimo, e louvei, e glorificarei ao que vive para sempre, cujo domínio é sempiterno, e cujo reino é de geração em, geração. Todos os moradores da terra são por eles reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exercito do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes? Tão logo me tornou a vir o entendimento, também, para a dignidade do meu reino, tornou-me a vir a minha majestade e o meu esplendor; buscaram-me os meus conselheiros e os meus grandes; fui restabelecido no meu reino, e a mim se me ajuntou extraordinária grandeza. Agora, pois, eu, Nabucodonosor, louvo, exalço e glorifico ao Rei do céu, porque todas as suas obras são verdadeiras, e os seus caminhos, justos, e pode humilhar aos que andam na soberba.” (Dn 4.34-37)
Deus tem sua maneira de operar e o seu agir pode parecer estranho a mente humana, mas com certeza terminará no cumprimento da perfeita vontade Dele. Nabucodonosor teve que agir feito jumento para reconhecer a Supremacia de Deus e você reconhece a Senhorio perfeito de Deus?

CONCLUSÃO:
Aprendemos nesta mensagem sobre o culto verdadeiro e esboçamos os seguintes pontos:
a)     O Motivo do Culto: As Misericórdias de Deus.
b)     A Exigência do Culto: Transformação da Vida.
c)      O Resultado do Culto: Experimentar a Vontade de Deus
Podemos perguntar se nosso culto é centrado em Deus ou no homem ou se exalta as misericórdias de Deus ou a capacidade humana? Ainda questiono, nossa vida tem sido transformada por uma devoção cúltica a Deus ou achamos que culto solene é divorciado de culto pessoal? E podemos ainda questionar se temos experimentado a vontade de Deus na nossa vida ou se vivemos apenas teoricamente o evangelho sem uma vida relacional onde conhecemos sua vontade?
Pensemos nisso e experimentemos mais de Deus em nossa vida e se há alguém que ainda não tem um pacto com Deus, aceite o convite da graça recebendo Jesus como seu Senhor e salvador e terás um tesouro nos céus, a salvação e a companhia de Jesus por toda a tua vida e eternidade. (Mt 28.20)
APLICAÇÃO:
1.      Aos crentes: Peçamos ao Senhor que restaure o altar do nosso coração para que cultuemos a Deus de modo verdadeiro.
2.      Aos não-crentes: Pense na sua vida ela já foi transformada por Deus, se não, hoje é o dia que o Senhor preparou para encher a tua alma da sua graça, Ele está de mão estendida.
Música: Quando Jesus Estendeu a Sua Mão
Quando Jesus estendeu a Sua mão
Quando Ele estendeu a Sua mão para mim
Eu era pobre e perdido, sem Deus e sem Jesus
Quando Ele estendeu a Sua mão para mim


A minha alma estava longe do caminho do céu

Eu era pobre, desprezível pecador
Mas Jesus já transformou minhas trevas em luz
Quando Ele estendeu a Sua mão para mim.

Agora me regozijo desde que o aceitei

E na tempestade eu posso sossegar
Pois com Ele estou liberto do perigo e do mal
Desde que estendeu a Sua mão para mim.  
Oração:
Pelos crentes: restauração
Não Crentes: Conhecimento de Deus
 
Referencias Bibliográficas:
A Carta aos Romanos, Willian Smith, CEIBEL, Patrocínio - MG, 1984.
Introdução ao Novo Testamento, Willian Smith, CEIBEL, Patrocínio -MG, 1976.
A Igreja Ensinadora, Dra. Sherron George, CEIBEL, Patrocínio - MG, 1988.
Bíblia Genebra, SBB - ARA, Edição Ampliada, Ed. Cultura Cristã, Campinas - SP, 2010.
Pequeno Catecismo Católico, Ed. Associação Brasileira de Ajuda a Igreja que Sofre, São Paulo - SP, 2006.
Do Pentecostes ao Renascimento, Willian Smith, CEIBEL, Patrocínio - MG, 1988.
Introdução ao Novo Testamento, Rev. Luis Ricardo Cruz, CPO/NE, Apostila do 1° Ano, Garanhuns - PE, 2006.

Nenhum comentário:

Postar um comentário