quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

O SENTIDO DA VIDA

Eclesiastes 12:13 - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.
O livro de Eclesiastes é um livro que procura nos mostrar qual é o sentido da vida. Para isso, o seu autor traça o perfil de um homem que passa pela vida sem Deus e depois como é a vida com Deus, na perspectiva deste mesmo homem. É interessante notar que Salomão usou a sua própria experiência de vida como exemplo para este livro. Mas quem foi Salomão? Ele mesmo, no capítulo 2, se autodefine:
1. Alguém comprometido com a euforia descomprometida, as festas e as, chamadas, coisas boas da vida - “Eu disse a mim mesmo: Venha. Experimente a alegria. Descubra as coisas boas da vida!” (2.1)
2. Uma pessoa que gostava da boemia, o vinho e a extravagância - “Decidi entregar-me ao vinho e à extravagância... Eu queria saber o que vale a pena... nos poucos dias da vida humana” (2.3)
3. Um empreendedor de grandes realizações - “Lancei-me a grandes projetos...” (2.4-6)
4. Um homem de bens e possessões - “Comprei... Tive...” (2.7)
5. Alguém com dinheiro acumulado para si mesmo - “Ajuntei para mim...” (2.8)
6. Uma pessoa em busca da cultura e da arte - “Servi-me de cantores e cantoras...” (2.8-9)
7. Um escravo dos prazeres da carne - “Mulheres e mulheres... Não me neguei nada que meus olhos desejaram.” (2.8 e 10)
Depois de se auto-avaliar e a vida por todos os lados e por todos os ângulos, Salomão se dá conta de uma realidade e assim escreveu: Contudo, quando avaliei tudo o que as minhas mãos haviam feito e o trabalho que eu tanto me esforçara para realizar, percebi que tudo foi inútil, foi correr atrás do vento; não há qualquer proveito no que se faz debaixo do sol (Eclesiastes 2.11).
Salomão percebeu que a vida não tinha nenhum valor para ele e o que ele tinha era passageiro e completamente terreno, sem qualquer utilidade na presença de Deus. Então, qual a conclusão que ele chega? A esta: De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem.
O absurdo da vida é maravilhosamente transformado de lagarta em borboleta, e passa a fazer sentido quando Deus é colocado como parte fundamental na existência de cada um de nós. O ensino de Salomão é que as pessoas não encontrarão significado na vida por meio de conhecimento, dinheiro, prazer, trabalho ou popularidade. O grande prazer na vida vem da presença de Jesus em tudo que fazemos e do conhecimento de que a vida que agora temos é parte daquilo que Deus planejou através de Cristo Jesus.
A conclusão de Salomão é que sem Deus não vale a pena viver; as coisas não têm nenhum valor, objetivo ou sentido; mas viver no temor e no conhecimento de Deus por meio de seu Filho Jesus; isto é o que dá verdadeiro sentido na vida!
 Por Rev. Rogério Matos

Nenhum comentário:

Postar um comentário