segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Sermão do Presbitero e Missionário Veronilton Paz na Reabertura dos Trabalhos da UPH (União Presbiteriana de Homens) em 2012

Meus amados como este ano nossa IPB em Monteiro chega ao ano 80º, nós temos pregado sobre igreja e desta vez foi sobre a unidade da Igreja. Veja o Sermão abaixo:

TEXTO: Salmos 133

EXÓRDIO:
Eu assistindo a TV Senado ouvi o líder da oposição que dizia: "Em todo lugar do mundo é preciso haver situação e oposição. Fiquei pensando, pois alguns crentes pensam que na igreja precisa haver a oposição e situação, mas pela Escritura podemos ver que a igreja precisa ser una.

NARRAÇÃO:
O título dado por J. Ferreira de Almeida é "a excelência do amor fraternal"; o título dado pelo autor sacro está definido como "cântico de romagem, salmo de Davi". A época que foi escrito atravessava um período de muita desunião. arenga, balaio de gato. Os filhos de Davi estavam em pé de guerra com Absalão contra Amnon e seu próprio pai, e Adonias querendo usurpar Salomão do trono. Esta não era a vontade de Deus, pois quer ver seu povo unido. A união do povo de Deus é evidenciada por algumas verdades que pretendo expor nas poesias deste salmo.

TEMA: Verdades Evidenciadas pela Unidade da Igreja

1. UMA IGREJA UNIDA É AGRADÁVEL A DEUS. V.1
Cf João 17.11, 22, 23.
"Viverem unidos os irmãos". Este trecho refere-se a união das tribos para adoração em Sião, no NT Jesus inclui não apenas as tribos, mas pessoas de outras nações que creêm Nele e o lugar não é só em Sião mas em qualquer lugar onde estiverem os verdadeiros adoradores (João 4.20-25; 10.16). Cristo ainda falou sobre a concordância, ele não disse discordância, que eu me lembro (Mateus 18.19-20). Então, se alguém acha que é um Lutero para reformar a Igreja Presbiteriana e fica criando contenda, nem conhece a Bíblia em a história de Lutero, e muito menos as doutrinas defendidas por ele. A Igreja é una!

2. UMA IGREJA UNIDA É CHEIA DO ESPÍRITO SANTO. V. 2, 3A
"Oleo precioso", refere-se a unção sacerdotal de Arão como sacerdote, onde o óleo era derramado com abundância e escorria pelos cabelos, barba e até vestidos, neste período o Espírito habitava de forma especial em profetas, sacerdotes e reis, e na nova aliança Jesus derramou em pentecostes o Espírito sobre todos os crentes (At 2.1-16), e levou eles a pregarem para várias nações nas linguas deles. A Igreja Unida Possui o Espirito Santo com Abundância.
"O orvalho do hermon sobre os montes de Sião", retratam um alto monte na região fronteiriça, ao norte de Israel, este monte pela sua altitude tem a capacidade de congelar orvalho e águas de chuvas, quando chegava o verão elas iam derretendo aos poucos e caiam em um "eterno gotejar". Este gotejar fazia que o fruto fosse regular naquela localidade. O Espirito faz que demos frutos. A Igreja Unida é Cosntantemente gotejada pelo Espírito Santo.

3. UMA IGREJA UNIDA É VIVA E ABENÇOADA. V. 3B
"Ali ordena o Senhor a vida e a benção para sempre", ali no lugar onde há união, o Senhor derrama vida e bençãos sem medida para sempre. Muitas vezes queremos a benção, mas vivemos feito cão e gato. queremos vida no culto, mas nossos relacionamentos estão quebrados. Temos buscado resgatar a unidade. as pessoas perdoam nossa falta de eloquencia, mas não aceitam nossa falta de união, amor e perdão. Você pode ser desafinado feito eu, não saber pregar como Hernandes Dias Lopes, mas se busca unidade é vivo e abençoado. Deus vos abençõe em Nome de Jesus

Veronilton Paz da Silva (Presbitero e Missionário da Igreja Presbiteriana do Brasil)
cristaoreformado@gmail.com e Cel. 83 9679-0574

Nenhum comentário:

Postar um comentário