quarta-feira, 28 de março de 2012

Ávidos como os de Beréia


 “Ora, os bereanos eram de caráter mais nobre do que os de Tessalônica, pois receberam a mensagem com grande avidez, e examinaram todos os dias as Escrituras, para ver se o que Paulo dizia era verdade.” Atos 17:11
 Beréia era uma cidade da Macedônia, hoje chamada de Véria e pertence ao território compreendido atualmente pela Grécia. Sempre que se ouve falar sobre os bereanos, a principal recordação que temos é sobre as pregações de Paulo e a consulta da veracidade das mesmas de acordo com as escrituras. É normal que nos lembremos assim, pois se trata de um texto bastante conhecido e que não possui divergências no tocante à sua interpretação, contudo a comum ênfase no fato de todos os dias os bereanos examinarem as escrituras é uma característica que talvez é omitida e por vezes somente conhecemos a velha história do relato de um povo que comparava as escrituras com o que ouviram de Paulo, como na ocasião de Atos 17.
                Segundo Cheung [1], a principal virtude dos bereanos enfatizada no verso 11, não era a de sempre consultar a palavra, mas a principal virtude era a avidez pela palavra. Cheung é bastante coerente em sua afirmação, pois a narrativa bíblica deixa enfatizada a palavra avidez. Essa palavra tem por sinônimo desejo ardente, ou seja, infere-se disto que os bereanos antes mesmos de comprovarem a veracidade das palavras de Paulo, já eram pessoas que buscavam conhecer as escrituras. Uma prova decisiva sobre o conhecimento dos bereanos em relação às escrituras, foi o fato de que “examinaram todos os dias as escrituras” (Atos 17:11c), ou seja, o compromisso que tinham pela busca da verdade era respaldada pela palavra e pelo conhecimento adquirido diariamente pelos bereanos.
                Assim, a principal característica a ser imitada é a avidez dos de Beréia, ou seja, o seu desejo pela palavra diariamente. Perceba que eles são considerados por Paulo como “de caráter mais nobre do que os de Tessalônica” por esse apego a palavra. Do original em grego, a palavra traduzida para nobre é eugenēs (εὐγένης), que pode significar literalmente nobreza relacionada a posição social ou condição financeira, mas como a nobreza é de caráter, então eles foram considerados nobres realmente pela busca diária pela verdade.
Talvez o resultado da compreensão incompleta desta passagem pode levar os crentes a pensaram erroneamente que a simples consulta a bíblia quando surge uma dúvida sobre o que alguém falou os fará compreender realmente se o que ouviu é verdade ou não, haja vista a habilidade que os falsos mestres têm de extrair de um texto fora de contexto, uma mentira com cara de verdade. Contudo é de extrema importância observarmos que os crentes de Beréia, era antes de tudo conhecedores da palavra, levando-nos a entende que a busca relatada Atos 17:11 não foi algo isolado, mas apenas a continuação de uma prática constante na vida dessas pessoas.
Em nossos dias, o que mais vemos são crentes nominais de conhecimento bíblico bastante superficial que lêem a bíblia somente na igreja e que tem o péssimo hábito de não averiguar o que chega aos seus ouvidos pelo simples fato daquilo ser denominado palavra de Deus pelo que fala. E assim caminhamos para uma crescente massa evangélica onde a quantidade de fato não representa qualidade. De fato o reflexo disso está nas aberrações encontradas nas interpretações da bíblia, que hoje em dia estão de acordo com muita coisa (aquilo que acham ou de acordo com o que seu coração deseja), mas distantes da verdade divina.
Que Deus tenha misericórdia de todos nós, pois a sua ira é claramente justa, pelo fato de que os que dizem conhecer a Deus, não o estão glorificando como Deus. Que Deus nos dê avidez pela sua palavra, que seu Espírito nos guie à verdade do evangelho e que sejamos achados nobres de caráter como os bereanos.

Não quero ser
como nuvem sem água
levada por ventos daqui, ou de lá...
Eu não quero ser árvore achada sem frutos no pó
Quero ter conteúdo 
sabendo de tudo em volta de mim,
mas nunca trocando a viva Palavra
pelo que eu achava ou deixe de achar...
(Música “Conteúdo”, Grupo Logos)
Felipe Medeiros
@felipe_ipb
Fonte: http://ump-da-quarta.blogspot.com

Referencias:
[1] CHEUNG, Vincent. The nobles Bereans. Reformation Ministres International. Boston - USA, pag. 2, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário