quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Meus Sermões Pregado na IPB Monteiro-PB (Republicação)

Texto: Mt 6.19 - 21
 
Exórdio:
Existem vários empresários de sucesso como: Sílvio Santos; Antônio Hermínio de Morais; Roberto Marinho Filho; Edi Macedo mercadejante da fé; além do homem mais rico do mundo Bill Gates e dono da Microsoft que fez uma celebre afirmação: “Conquistei riquezas, status e um invejável patrimônio, só lamento não saber o que me sucederá após a morte. Existem ainda várias outras coisas de valor, que mesmo lícitas, não podem ocupar o 1º lugar em nossas vidas, enquanto que outras devem ocupar este lugar. Onde está posto a principal prioridade do seu coração? Nas coisas materiais ou espirituais?

Narração:
Este texto está inserido no sermão do monte que vai de Mt 5.1 – Mt 7.24. O assunto abordado aqui não está condenando e proibindo possuir bens, ou valorizar as coisas de valor que o Senhor nos deu. O exposto neste é sobre a prioridade principal do nosso coração, onde o reino de Deus deve está centralizado em detrimento de coisas secundárias. Seu coração prioriza primariamente os tesouros na terra ou no céu?

TEMA: UM CORAÇÃO, DOIS TESOUROS.

1-EXISTEM TESOUROS NA TERRA v.19
Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam.”

A. São temporais v.19a
Uma das características dos bens materiais é a sua condição efêmera. Na cidade de Monteiro-PB houve várias pessoas que esbanjavam orgulho e dinheiro, hoje vivem a mendigar um emprego dos caciques políticos da política regional. As riquezas são passageiras. Mesmo que alguém morra rico, mortalha não tem bolso e nem caixão gaveta para guardar dinheiro. Tudo fica aqui!!! Qualquer coisa que construirmos aqui é passageiro seja amizade, bens ou qualquer outra coisa. A única certeza que temos é um dia o encontro com a morte. Nosso coração precisa de um tesouro, ou seja, algo de valor, para priorizar. Mas alguns têm priorizado as coisas sem estabilidade perpétua. Disse o teólogo João Calvino que mesmo as coisas lícitas podem tornar-se um ídolo se forem no coração mais importante do que o reino de Deus.
Temos alguns tesouros lícitos aqui na terra, mas que podem tornar-se ídolos se colocados no lugar indevido.

1. Familia:
Quando casei no Fórum de Monteiro, a juíza Drª. Ana Cristina Penazzi fez a famosa pergunta se eu aceitava casar com Helenilda, eu soltei um sonoro Sim!!! Que ecoou por todo o recinto, porque eu amo a minha esposa. Quando a minha filha Hellen nasceu, eu não cabia em mim de tanta alegria, quando vi ali aquela coisa linda como não há em nenhum lugar da terra, ainda hoje eu fico contemplando a beleza da minha filha. Gente minha esposa e minha filha são muito lindas!!! Eu valorizo a minha família, mas não podem ocupar o 1º lugar no meu coração, e sim Deus.

2. Emprego:
Existem dois extremos com relação ao trabalho:  
1. Relaxamento. O abençoado só chega atrasado, sai antes da hora, acomoda-se com o salário, não busca outras alternativas, vivendo a vida toda no vermelho quando pode melhorar. 
2. Ganância. O camarada chega antes da hora e emenda até a noite para receber hora extra, sábados, domingos e feriados, tudo para ele é visto como dias de trabalho, não tem tempo para Deus, família, igreja. Ainda acha-se no direito de julgar a espiritualidade dos outros. Este é escravo do trabalho e Cristo nos chamou à liberdade. (Gl 5.1). Aleluia!!!
Lazer: Futebol, natação, pescaria. Tudo isso é benção de Deus que nos deu pernas e braços para praticar futebol, para quem sabe, pode também nadar; prefiro não arriscar, pois sou igual à pedra, “entro e afundo. O senhor colocou peixes e répteis para pescarmos e caçarmos. Porém, podem tornar-se maldição quando priorizamos acima de Deus estas coisas. A bíblia diz: “Alegrei-me quando me disseram vamos a Casa do Senhor”(Sl 122.1). No entanto, a alegria de muitos está no futebol, pois entram na quadra ou campo para jogar e na igreja ficam do lado de fora, sentem mais prazer em não submeter-se a autoridade da Igreja do que obedecer a Palavra de Deus que diz: “Obedecei aos vossos pastores”(Hb 13.17). O Conselho da Igreja decidiu que culto de Oração, Doutrina, Escola Bíblica Dominical e Culto Dominical são programas oficiais da Igreja, o que faltar é desobediente. É contraditório alguém dizer que ama a Cristo e não valorizar a sua igreja. Os cristãos primitivos todos os dias estavam no templo (At 2.46).Estes cristãos eram fanáticos? Só porque temos quatro programas oficiais de culto da Igreja alguns insolentes acham que somos fanáticos!! Imaginem estes que todos os dias estavam na Igreja. Qual a prioridade do seu coração?

B. São inseguros v.19b
Outra característica dos tesouros na terra é a insegurança. Tem uma música de um cantor chamado Amado Batista que diz: “O acidente tão de repente, acaba toda a alegria de alguém. É nessa hora que a gente vê que não vale nada o dinheiro que se tem”. Este cantor expressou uma grande verdade, os bens (tesouros) da terra são inseguros e podem acabar de uma hora para outra. Para muitos seu tesouro é a vida sentimental, pois quando estão tristes por algum problema não vêm à igreja. A vida sentimental oscila muito, pois “enganoso é o coração e desesperadamente corrupto, quem o conhecerá.” (Jr 17.9). Se você confiar nos seus sentimentos, certamente fracassará. A Bíblia não ordena sentir para obedecer, mas obedecer mesmo contra os sentimentos. Ainda a confiança a cada dia se transforma em desconfiança, muitos estão colocando todo tipo de “segurança” nas lojas, casas, carros. Entretanto, os assaltos só têm aumentado, fraudes no INSS e outros órgãos governamentais. Tudo feito pelo homem é falho. Os tesouros da terra são inseguros!!! “Se o Senhor não edificar a cidade em vão vigia a sentinela” (Sl 127.1).
Se nossa prioridade está mal definida está na hora de defini-la corretamente.
Todos os tesouros da terra cessam aqui mesmo com a morte, precisamos de algo mais do que isso. Não se contente com coisas que por serem instáveis não te trazem segurança para o futuro. Deus tem um futuro de bênçãos para nós. Quando o povo de Israel esteve na instabilidade “coxeando entre dois pensamentos, querendo servir a Deus e a Baal (I Rs 18.21) estiveram sofrendo e até foram para o cativeiro, mas o Senhor fala: “Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, de bem e não de mal (Jr 29.11). Deus tem o melhor para mim e para você. Não priorize de modo primeiro as coisas materiais, elas são instáveis. A nossa prioridade maior é Deus.

2- EXISTEM TESOUROS NO CÉU v.20
“Mas ajuntais para vós outros tesouros no céu, onde nem traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam.”

A. São eternos v.20a
Existem alguns tesouros no céu (eternos), porém já começamos a gozá-las aqui na terra.
1. Salvação
O principal tesouro que Deus nos deu foi nos escolher antes da fundação do mundo para a salvação (I Ts 2.13).Esta salvação teve origem no seu amor que graciosamente nos dispensou e dando-nos o que não merecíamos na pessoa do seu Filho amado Jesus. Todos os méritos da nossa salvação pertencem a Jesus. “Ele vos deu vida estando vós mortos em delitos e pecados.” (Ef 2.1).
A nossa eternidade seria catastrófica no inferno, mas agora nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus.”(Rm 8.1). A cruz de Cristo revela a grandeza do nosso pecado e o imensurável amor de Deus por nós. O amor de Deus é eterno, como eterna é a nossa salvação por Ele outorgada.
O Senhor fez uma aliança eterna conosco que só seria quebrada se Cristo fosse infiel, mas Ele nunca foi, não é e jamais será. Ele é fiel!!. Suas misericórdias são a causa de não sermos consumidos e elas não tem fim, renovam-se a cada manhã (Lm 3.22). A palavra misericórdia vem do hebr. Hesed que significa que o Senhor não nos deu o que merecíamos, ou seja, a condenação, mas nos deu a salvação.
2. Adoração
Nós devemos priorizar a adoração a Deus e a sua glória, que são tesouros preciosos que não acaba com a morte, é realizada tanto por homens como por anjos, e um dia estaremos na nova Jerusalém em total adoração..
Priorizemos o reino de Deus!!! Diz a Santa Escritura: “buscai em primeiro lugar o seu reino e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mt 6.33). Priorizando Deus estamos o adorando!!!
Já temos a salvação, agora precisamos priorizar o Deus que nos salvou. O reino de Deus deve ocupar o primeiro lugar em nossa vida. O seu coração prioriza Deus Em tudo? Ele é o mais valioso de todos os tesouros que o homem pode receber. É eterno como eterno é o seu amor. A nossa prioridade é adorar a Deus?

B. São seguros v.20b
Podemos colocar nosso coração nos tesouros do céu, pois ninguém tira o que é nosso de lá. Jesus prometeu que disse aos discípulos, “todo o que o Pai me dá esse virá a Mim e o que vem a Mim de modo algum o lançarei fora” (Jo 6.37). Por isso temos segurança de salvação eterna, o nosso tesouro está bem guardado como disse o apóstolo Paulo “Eu sei em quem tenho crido que é poderoso para guardar o meu tesouro (depósito) até aquele dia” (II Tm 1.12. As primícias do nosso coração devem ser as coisas do alto. “Portanto se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado a direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, e não nas que são aqui da terra.” (Cl 1.1,2).
Podemos ter total segurança, visto que o Senhor na sua providência sustenta e governa tudo que existe. Nada ocorre sem que Deus permita, sendo assim podemos está seguros. Mas o pior é que é que muitos não priorizam os tesouros no céu, causa esta que vivem em busca da salvação, tentando conquistar por esforços próprios. Meu amado ouvinte se você não tem paz na alma e anda em busca de sossego. O teu sossego é Jesus!!!. Se você até agora fez tudo do seu jeito, meu querido dê prioridade a partir deste instante a Deus e receba o convite salvador de Jesus Cristo. O teu coração precisa ter Jesus com principal tesouro, nEle estão todos os tesouros revelados, em Cristo há total segurança. Muitas vezes priorizamos tanto as coisas passageiras que esquecemos de confiar em Deus. Há segurança na pessoa de Jesus!!!
Conta-se uma história de uma viagem aérea onde o avião passou por um problema e todos os passageiros ficaram em polvorosa, e correndo de um lado para outro encontraram um garoto de uns doze anos que lia sua revista em quadrinhos. Uma senhora perguntou: Menino estamos todos amedrontados e você aí sentado nesta calma? O que o leva a ficar assim? O garoto respondeu: Não precisam ficar com medo, tudo terminará bem, pois meu pai é o piloto.
Quantas vezes esquecemos de agir como este garoto? Deus está no controle!!! Se você não priorizar os tesouros no céu nunca verá isso, estando sempre em busca de satisfação e segurança. Deus é a nossa Segurança!!! Aleluia!!! Glórias a Deus!!!

3- SOMENTE UM TESOURO SERÁ PRIORIDADE PARA O TEU CORAÇÃO v.21
“Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração”.

A sua prioridade será somente um dos tesouros ou na terra ou no céu. Não existe meio termo ou prioriza o reino de Deus ou não. O reino de Deus não é ativismo, trabalhar 24h/dia na igreja e esquecer a família; também não é oba-oba com participações no culto de domingo a noite e olhe lá. É obediência aos princípios da Palavra de Deus que dá a Igreja Visível autoridade sobre os seus membros (Mt 18.15-17). Você já é salvo? Então a sua prioridade correta deve ser o reino de Deus.
Se você ama a Cristo, deve priorizar a sua obra. A Igreja faz parte desta, quando alguém desvaloriza a Igreja que prega o Evangelho, talvez não entendeu o que é ser cristão ou quem sabe não é cristão.
Quando algo é mais interessante do que o culto divino, quem sabe ainda não compreendeu o que é ser adorador ou ainda não chegou a ser um adorador.
Priorizemos os tesouros no céu, o reino de Deus e a sua obra!!!
O teu coração está dividido em servir a Deus ou perder as festas profanas. As festas passam como a sua alegria, depois resta somente o vazio na alma.
Dizia o teólogo Santo Agostinho que o homem possui um vazio do tamanho de Deus e que só Deus pode preencher este vazio. Não espere sentir o toque do Espírito Santo, porque Ele já está falando ao teu coração pela Palavra pregada. Qual a prioridade do teu coração? Amigos, farras, dinheiro, sucesso? Tudo isso é passageiro. Jesus é eterno priorize Ele em tua vida!!!
Talvez você diga que é jovem demais e precisa curtir mais a vida, este que está te alertando é um jovem de trinta e quatro anos. Deus é prioridade na minha vida e precisa ser na tua!!!
Priorize os tesouros no céu e comece a gozá-los ainda aqui na terra.

CONCLUSÃO:
Nesta mensagem vimos que há um coração, porém dois tesouros; há os tesouros na terra; também os há no céu; porém a prioridade principal do coração só pode está em um deles. Diante desta verdade, cabe a você averiguar. Qual a principal prioridade do teu coração? O reino de Deus ou os prazeres transitórios?

APLICAÇÃO:
Convido vocês meus queridos e diletos amigos seja crente ou não a uma reflexão. O reino de Deus é prioridade na sua vida? O seu coração valoriza mais os tesouros na terra ou no céu? Se o reino de Deus não é tua principal meta, então se arrependa e volte-se para Deus. O Senhor nos criou para Ele e se há alguém que ainda não tem certeza de vida eterna em Jesus Cristo hoje é o dia de você priorizá-lo e recebê-lo por meio da fé.

Autor: Pb Missº Veronilton Paz da Silva (Cel. 96790574)

Sermão pregado no dia 03/05/2009

Local: Templo da Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro.

Número de presentes ao culto: 300 pessoas

Nenhum comentário:

Postar um comentário