sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Sermão do Missº Veronilton Paz na Igreja Presbiteriana do Brasil em Monteiro


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ATOS 13.1-3
Barnabé e Saulo são enviados pela igreja de Antioquia. 
[1] Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo. [2] E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. [3] Então, jejuando e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.

EXÓRDIO:
          Missões está no coração de Deus, Ele foi o primeiro a enviar um missionário e foi seu Filho Unigênito Jesus para salvar os pecadores que crêem Nele (João 3.16). No Antigo Testamento o Senhor tinha um plano para todas as nações, no chamado do crente Abraão a nação de Israel deveria atrair as nações para Ele (Gn 12.3), Israel foi atraído pelas nações e praticou sua idolatria, feitiçaria e prostituição, a chamada missão centrípeta; no Novo Testamento Cristo enviou a igreja atrairia as nações e também sairia ao encontro das nações, na consumação da salvação o apóstolo João viu uma grande multidão de todas as nações. Tribos, povos e raças (Ap 7.9). Toda a Bíblia registra um propósito missionário desde Gênesis a Apocalipse. O ponto culminante nas missões é a pessoa e obra de Cristo (Atos 10.36), no qual todas as pessoas de todos os tempos são salvos por Ele, na velha aliança a salvação era pela expectativa do messias (Lucas 3.15), na Nova Aliança a chegada do messias cumpria todas as promessas dos profetas, salmos e escritos, hoje a pregação não é outra senão Jesus como Senhor e salvador de todas as nações. Nos quatro evangelhos os evangelistas narram a vida e obra de Jesus, Lucas no livro de Atos narra que Ele continuou fazendo por meio da igreja. A igreja já nasce missionária em Pentecostes onde os irmãos falaram línguas de outras nações e assim muitas nações ouviram o evangelho de Cristo (Atos 2.4, 7-11). Hoje somos uma igreja missionária?

NARRAÇÃO:
          Os três primeiros versículos do capitulo treze do livro de Atos dos Apóstolos são um resumo da obra missionária da igreja de     Antioquia, enviando missionários para ir a outras localidades, onde Cristo ainda não fora anunciado, Antioquia foi um centro missionário e gentios vieram ao conhecimento de Cristo por meio da obra daquela igreja (). A igreja de hoje precisa promover missões como a igreja de Antioquia, sendo uma igreja que pregava e vivia o evangelho, pois os discipulos de cristo foram chamados de cristãos pela primeira vez em Antioquia (Atos 11.26), a igreja foi chamada de Católica (universal) também primeiramente em Antioquia pelo Bispo Ignácio da Antioquia segundo relata o livro histórico Didaquê. Esta igreja foi marcante pela sua vivencia cristã. Nós queremos tratar nestes versículos sobre algumas características desta igreja com o tema:

TEMA: CARACTERÍSTICAS DE UMA IGREJA MISSIONÁRIA (ANTIOQUIA)

1.      É UMA IGREJA FERTILIZADA POR DEUS. V.1
“Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo”.

          Esta igreja tinha uma operação gloriosa de Deus nela, havia nela profetas e mestres, por exemplo Simão por sobrenome níger, um homem de pele escura (níger é o termo latino para negro) bem provavelmente da África, ou seja esta igreja era tão fértil que alcançou pessoas fora da sua localidade. Manaém era um cristão que era irmão de criação do Herodes Antipas, ou seja, até no império romano esta igreja entrou com o evangelho de Cristo. Esta igreja tinha ainda dois grandes missionários Saulo e Barnabé que levaram muitos gentios ao conhecimento de Cristo (Atos 13.44-47). A igreja de Cristo precisa evangelizar, a igreja foi criada para crescer e não para estagnar, o problema é que muitas igrejas estão inchando de pecado e carnalidade, enchem templos de pessoas vazias de Deus. Como diz Hernandes Dias Lopes “muitos pregadores estão preocupados mais em entreter bodes do que alimentar ovelhas”. O crescimento da igreja deve ser qualitativo e quantitativo.

2.      É UMA IGREJA QUE SERVE AO SENHOR. V.2a, 3a
“E, servindo eles ao Senhor e jejuando [...]”. “Então, jejuando e orando [...]”.
          O termo “Servindo eles ao Senhor” no termo grego é diakonia e significa serviçal, servo; a igreja de Antioquia era uma igreja de servos, veja que nela havia profetas (grego Kêrysso, pregador), mestres (didakaio, professor, ensinador), mas aqueles homens não se agarravam a seus títulos eclesiásticos para serem reconhecidos como tal, eles simplesmente serviam ao Senhor. Hoje vemos muitos homens usando títulos eclesiásticos, mas seu coração é insensível às almas perdidas que clamam por salvação. Muitas vezes criados elitizados dentro de igrejas e sem nenhuma compaixão pelas pessoas que caminham para o inferno. Muitos estão indo aos seminários para depois de quatro anos ter um emprego garantido, enchem-se de teologia e esquecem de ter um contato direto com a Palavra de Deus. Acham que a piedade é fonte de lucro (I Timóteo 6.5), abrir igrejas é visar lucro e salvação de pessoas. Podem ser teólogos, mestres, mas falta ser servo. Ser servo é imitar Jesus em suas palavras, ações e reações. As palavras de Cristo eram espírito e vida (João 6.63), suas ações tinham íntima compaixão pelos que se perdem (Marcos 8.2). Jesus reagiu à crucificação não dizendo palavras contra os que o pregaram na cruz, mas disse “Pai perdoa porque não sabem o que fazem” (Lucas 23.34). Servir a Deus é buscar parecer com Jesus.
           Eles jejuavam e oravam no seu serviço ao Senhor, isto era para eles não uma programação eclesiástica, mas uma prática diária e costumeira conforme nos apresenta Lucas, o médico amado nas passagens de Atos 2.42, 3.1, 4.24, 6.4, 10.31, 14.23, 28.8.   
A igreja de Antioquia era uma igreja que servia ao Senhor. Nós estamos servindo ao Senhor ou apenas aos nossos próprios desejos e vontades?

3.      É UMA IGREJA CONTROLADA PELO ESPÍRITO SANTO. V.2B
“[...] disse o Espírito Santo: Separai-me, agora Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado”.
          Naquela igreja o Espírito Santo dava as ordens e eles obedeciam, Ele determinou quais eram os missionários que queria na sua obra. O Espírito Santo é soberano em suas ações e a nós resta obedecer. Ele é quem chama os missionários para sua obra, mas muitas vezes a escolha de missionários, presbíteros, diáconos é ditado pela política eclesiástica, aqueles que concordam comigo eu dou tudo, aos que discordam de mim não dou nada e ainda persigo. Isto é o efeito de uma igreja que não está cheia, nem andando no Espírito. Muitas vezes o Espírito Santo quer usar alguém na igreja e nós tentamos atrapalhar aquela pessoa para que não cresça. Conta-se uma história de um homem chamado Joaquim, crente e não sabia ler, tinha vontade de pregar, evangelizar, no evangelismo, todos, inclusive o pastor sempre dava um jeito de colocar ele com alguém que sabia que não ia deixá-lo falar. Em um evangelismo intensivo numa cidade vizinha, seu Joaquim foi o primeiro a chegar para pegar o carro que levava os irmãos a localidade do evangelismo. Ao separar as duplas colocou o irmão com um professor que não deixava seu Joaquim falar e nem orar. Na hora do almoço seu Joaquim saiu escondido e foi evangelizar sozinho, encontrou a casa de um médico chamado Dr. Carlos Aires, pediu para entrar e começou a falar sobre Jesus, o doutor chamou a esposa e filhos para ouvirem o irmão falar, ao sair convidou-os para o culto na Escola em frente. No culto estava lá o médico e sua família, procuraram o pastor e disseram que queriam entregar-se a Cristo. O pastor querendo fazer a média perguntou qual a parte da mensagem que lhes tocou, eles responderam que o que tocou eles foram as palavras de um senhor chamado seu Joaquim, aquele pastor arrogante fica envergonhado de ter tentado impedir por tanto tempo um homem de falar de Jesus. O Espírito Santo sopra onde quer (João 3.8). O Espírito Santo age como quer, onde quer e usa quem ele quer usar. Como diz o Rev. Jeremias Pereira “Deus usou a mula de Balaão e continua a usar qualquer cavalo da vida”. Não queira fazer a missão do Espírito Santo, Ele sabe fazer bem feito.
     
4.      É UMA IGREJA QUE IMPULSIONA SEUS FILHOS À SAIR DAS QUATRO PAREDES E FAZER MISSÕES. V.3b
“[...] e impondo sobre eles as mãos, os despediram”.
          A igreja impôs as mãos sobre Saulo e Barnabé e os despediram para a missão que iriam realizar, ou seja, saíram do conforto de uma igreja já formada para irem em busca de almas perdidas e pregar-lhes o caminho da salvação, o Senhor Jesus Cristo. A imposição de mãos foi uma certificação oficial que estavam separados pelo Espírito Santo para a obra. Nós oramos “venha o teu Reino”, mas muitas vezes não impulsionamos os membros da igreja para evangelizar, que é um dos sinais da sua vinda quando o evangelho chegar a todas as nações. Na grande comissão Jesus disse “Ide, portanto, e fazei discípulos de todas as nações [...]”, mas não saímos nem para o Serrote, Tingui, Sumé, deixamos de ir pregar, evangelizar, para ver futebol, novela, Faustão, Formula 1, bater papo na internet. E AINDA DIZEMOS QUE O REINO DE DEUS É PRIORIDADE PARA NÓS!. Pagamos ingresso para ver um cantor evangélico e não temos coragem de enviar um centavo para a obra missionária. E AINDA DIZEMOS QUE PRIORIZAMOS O REINO DE DEUS! A igreja tem impulsionado seus membros a sair das quatro paredes para evangelizar? Para os membros saírem para evangelizar, a liderança precisa dá exemplo, pois como podemos cobrar dos membros para saírem das quatro paredes, se a liderança não evangeliza, não sai para pregar o evangelho. Precisamos sair das quatro paredes. A ordem não é da Igreja Presbiteriana do Brasil, é de Jesus! “Ide e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15). Muitas vezes as igrejas estão é incentivando os jovens a se acomodarem, na minha época de mocidade, eu me converti no sábado 11/05/1996 e no domingo já estava evangelizando com a mocidade, nossas programações era igual mesa de rico, tinha de tudo um pouco, lazer, sociais, intercâmbios com outras mocidades, nós apesar de solteiros, éramos ocupado, pois estudávamos, trabalhávamos e mesmo assim conseguimos evangelizar Monteiro inteiro. Hoje poucos jovens evangelizam, estamos falhando e não os incentivando a sair das quatro paredes. Levante do banco, pessoas para evangelizar não falta, deixemos de sermos insensíveis, muitas vezes estamos fechados em nosso mundinho onde tudo conspira a nosso favor, na Vila Santa Maria onde uma vez fomos evangelizar em 1997, chegando ali percebemos em uma casa uma mulher que tinha um punhado de filhos e na sua casa não tinha nada. Precisamos ficar ali conversando enquanto uma das pessoas saiu de moto para providenciar alimentos para aquela família, muitos de nós nunca precisou passar por isso e não sabe o que é deparar com alguém maltratado pela vida. Fizemos uma viagem a cidade de São José do Belmonte-PE e fomos conhecer o Projeto Fonte no Deserto, uma Zona Rural que tinha tudo para ser um fracasso, mas Jesus fez nascer uma fonte naquele sertão castigado pela estiagem, Jesus fez surgir uma igreja no Sítio Inveja e se espalhou por uma vasta região, chegando na cidade de São José do Belmonte, Carmo e indo até Brejo Santo no Ceará e nas proximidades do Sítio Inveja conhecemos uma mulher chamada Edite que entregou-se a Cristo, sua casa era de taipa e uma parte coberta de palha e o Rev. Neto de bicicleta ia evangelizar e dona Edite nos relatou “a felicidade que tenho hoje não troco por nenhuma mansão”. Tudo isso porque alguém ousou sair da sua zona de conforto e foi para o lugar que Deus queria que ele estivesse. Meu irmão saia das quatro paredes, deixe de ser egoísta, se já foi alcançado pela graça de Deus, leve o conhecimento de Cristo a outros que inda não o conhecem.
   
CONCLUSÃO:
          Na exposição desta mensagem vimos que a igreja de Antioquia tinha algumas características que eram: 1. Uma igreja fertilizada por Deus; 2. Era uma igreja que servia ao Senhor; 3. Era uma igreja controlada pelo Espírito Santo e; 4. Era uma igreja que impulsionava seus membros a saírem das quatros paredes e fazerem missões. Pergunto nossa igreja é missionária? Temos sido férteis gerando filhos na fé? Temos de fato servido ao Senhor? Nossa Vida tem sido controlada pelo Espírito Santo? Incentivamos pessoas a sair de dentro do circulo eclesiástico para evangelizar?

APLICAÇÃO:
1.      Deus nos desafia agora a ter uma vida com Deus e para Deus nos envolvendo na obra missionária.
2.      Oramos por nós pela igreja, por missões e pelo missionários?
3.      Vamos aos campos missionários ou contribuímos com missões?
Musica: Nc 312; desafio e oração.

BIBLIOGRAFIA:
GENEBRA, Bíblia de. Edição Atualizada e Ampliada. Campinas-SP: Editora Cultura Cristã, 2010
LEONARD, John. Além do Brasil: Missões. 5ªEd. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1992.
SEVERO, Rev. Marcos. Missões por Toda Parte. 1ªEd. Santa Bárbara D’Oeste-SP: SOCEP, 2008.
GEORGE, Sherron K. A igreja Missionária. 1ªEd. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1990.
CATÓLICO, Pequeno Catecismo. 1ªEd. São Paulo-SP: Editora de Ajuda Igreja que Sofre.
GEORGE, Sherron K. A Igreja Evangelística. 1ª Ed. Patrocínio-MG, 1989.

Data: 02/08/2012  

Nenhum comentário:

Postar um comentário