segunda-feira, 3 de setembro de 2012

ESTUDO NOVO CONVERTIDO




TEMA: JESUS DESEJA QUE VOCÊ CONTRIBUA

“Cada um contribua segundo propôs no seu coração, não com tristeza ou por necessidade, pois Deus ama ao que dá com alegria”. II Coríntios 9.7 (Decorar)
A Bíblia ensina que cada crente deve participar no sustento do trabalho de Deus. “No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte, conforme a sua prosperidade...’’(I Coríntios 16.2)”.
O plano divino para a manutenção do trabalho, apresentado na Bíblia, requer a décima parte do total de sua renda. Isso é o dízimo. “Trazei todos os dízimos à casa do tesouro... e depois fazei prova de mim, diz o senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela não venha maior abastança”. (Malaquias 3.10).

QUESTIONÁRIO

1. Como deve ser sustentado o trabalho da Igreja? (I Coríntios 16.2).

2. Que atitude deve possuir o crente com respeito à contribuição? (II Coríntios 9:7)

3. A quem pertence o dízimo? (Levíticos 27.30 - 32)

4. Onde deve ser entregue o dízimo? (Malaquias 3.10)

5. O que Deus promete com respeito às nossas necessidades? (Filipenses 4.19)
 
Textos e Reflexão

1.       I Coríntios 16:2No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar” (Pelas ofertas dos que fazem a igreja de acordo com as suas posses).

2.       II Coríntios 9.7 “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria” (Deve ter alegria no coração ao contribuir, nunca fazer forçado ou constrangido a fazer).

3.       Levítico 27.30-32 “[30] Também todos os dízimos da terra, quer dos cereais, quer do fruto das árvores, pertencem ao senhor; santos são ao Senhor. [31] Se alguém quiser remir uma parte dos seus dízimos, acrescentar-lhe-á a quinta parte. [32] Quanto a todo dízimo do gado e do rebanho, de tudo o que passar debaixo da vara, esse dízimo será santo ao Senhor” (O dizimo pertence ao Senhor, não pertence a pastor, padre ou quem que seja, mas unicamente a Deus, se eu fico sem entregar o dízimo, festou ficando com algo que não é meu, e sim de Deus).

4.       Malaquias 3.8-10 “[8] Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. [9] Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a mim me roubais, sim, vós, esta nação toda. [10]Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança” (O dízimo deve ser entregue na Igreja “Casa do Tesouro”, era uma repartição que tinha na igreja da época de malaquias na qual eram depositadas as ofertas para a obra de Deus).

5.       Filipenses 4.19Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Suprirá todas as nossas necessidades em Cristo Jesus, no evangelho de Mateus 6.33 Jesus também disse: Buscai o reino de Deus e a sua Justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário