segunda-feira, 26 de novembro de 2012

As Boas Novas do Evangelho de João – Estudo 03

PECADO, O PROBLEMA DO HOMEM

           A Bíblia mostra que Deus ama o homem e que Ele tem um plano para cada um. Porém muitos não têm experimentado o amor de Deus de maneira completa por causa do PECADO; estão separados de Deus, pois a Bíblia mesma diz: “as vossas iniqüidades fazem separação entre vós e o vosso Deus” Is. 59.2. Por causa do pecado a Bíblia descreve o homem como morto espiritualmente, não tendo comunhão com Deus.
  • Responda com suas próprias palavras:
    1. Qual a condição do homem que está separado de Deus? (12.46; 8.12)

    1. Em (8.12) como Jesus é chamado?

    1. Qual o efeito do pecado sobre a pessoa que peca? (8.34)

    1. De acordo com (3.19) todos os homens têm vontade de ver a luz?

    1. Por que alguns homens gostam de ficar nas trevas (longe de Deus)? (3.19,20)

    1. De que pecado os homens são culpados, de acordo com (16.9)?

    1. Qual a condição dos homens que não crêem no Filho de Deus? (3.36)

    1. Quem já está condenado por Deus? (3.18)

    1. Jesus veio ao mundo para nos condenar? (3.17). O que Ele veio fazer?

    1. Qual a razão apontada por Jesus de certas pessoas não terem a vida que Ele veio proporcionar? (5.40)

Chave de Correção:
  1. João 12.46 “Eu, que sou a luz, vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas”. João 8.12 “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” (está vivendo nas trevas).
  2. João 8.12 “Então Jesus tornou a falar-lhes, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida” (Jesus é chamado Luz do Mundo).
  3. João 8.34 “Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que todo aquele que comete pecado é escravo do pecado” (o pecado escraviza o homem).
  4. João 3.19 “E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más” (Não. Nem todos desejam a luz de Cristo).
  5. João 3.19, 20 “E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más”. Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas” (Porque suas são obras são más e Deus as reprova).
  6. João 16.8, 9 “E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não crêem em mim” (São culpados do maior pecado, que é Não crê em Jesus).
  7. João 3.36 “Quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, porém, desobedece ao Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (Não terão a vida eterna e a ira de Deus está sobre eles).
  8. João 3.18 “Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Todo o que não crê (confia) em Jesus para salvação).
  9. João 3.17 “Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Não. Veio trazer salvação para toda a humanidade).
  10. João 5.39, 40 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim; mas não quereis vir a mim para terdes vida!” (As pessoas não tem vida eterna porque não vão até Jesus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário