terça-feira, 4 de dezembro de 2012

AS BOAS NOVAS DO EVANGELHO DE JOÃO

  ESTUDO 04


A SOLUÇÃO DIVINA PARA O PECADO
 
No estudo 02 aprendemos que Deus nos ama.
No estudo 03 aprendemos que o homem é pecador e por isso está separado de Deus.
Neste estudo veremos a solução que Deus tem para o pecado, e que esta solução é Cristo.

01- O que Jesus afirmou sobre si mesmo em (14.6)?



02- Como as palavras de Jesus são diferentes das palavras de outros homens? (6.63)





03- De onde Jesus disse que veio? (16.28)





04- Cite quatro testemunhas a respeito de Cristo afirmando serem verdadeiras suas palavras.





a) 5.32,33





b) 5.37,38





c) 5.36





d) 5.39





05- Qual a grande realização de Cristo? (1.29)





06- Como Jesus morreu? (19.17,18)





07- Se Jesus não quisesse morrer na cruz, Ele poderia ter rejeitado? (10.17,18). Explique:





08- Por que Jesus estava disposto a morrer em nosso lugar? (15.12-13)





09- Qual o significado das palavras de Jesus em (19.30), ao morrer pelos pecados dos homens?

10- Se um homem rejeitar a Cristo e Suas Palavras, que essas Palavras vão fazer no último dia? (12.48)







Pense um pouco em como você tem vivido; reveja a afirmação que Cristo faz em 14.6, onde Ele diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”.





Chave de Correção


    1. João 14.6 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim” (Ele afirmou ser o caminho a verdade e a vida, o único meio do homem chegar-se a Deus).
    2. João 6.63 “O espírito é o que vivifica, a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida” (As palavras de Jesus falam no espírito, no coração dos homens e traz vida ao pecador, as palavras dos homens só chegam no ouvido e não mudam a vida das pessoas).
    3. João 16.28 “Saí do Pai, e vim ao mundo; outra vez deixo o mundo, e vou para o Pai” (Veio do Pai, e vai voltar para o pai, ou seja, antes de nascer Jesus já existia no céu).
    4. a) João 5.32, 33 “[32] Outro é quem dá testemunho de mim; e sei que o testemunho que ele dá de mim é verdadeiro. [33] Vós mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade” (João Batista testemunhou que as palavras de Jesus eram verdadeiras); b) João 5.37, 38 “ [37] E o Pai que me enviou, ele mesmo tem dado testemunho de mim. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes a sua forma; [38] e a sua palavra não permanece em vós; porque não credes naquele que ele enviou” (O pai testemunha que as palavras de Jesus, seu Filho eram verdadeiras); c) João 5.36 “Mas o testemunho que eu tenho é maior do que o de João; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que faço dão testemunho de mim que o Pai me enviou” (Jesus testemunha não apenas com suas palavras, mas com suas ações que suas palavras são verdadeiras); d) João 5.39 “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna; e são elas que dão testemunho de mim” (As Escrituras (Bíblia testemunha que as palavras de Jesus são verdadeiras).
    5. João 1.29 “No dia seguinte João viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jesus é o único que tira o pecado do mundo).
    6. João 19.17,18 “[17] Tomaram, pois, a Jesus; e ele, carregando a sua própria cruz, saiu para o lugar chamado Caveira, que em hebraico se chama Gólgota, [18] onde o crucificaram, e com ele outros dois, um de cada lado, e Jesus no meio” (Jesus morreu crucificado, depois de andar de Jerusalém levando a cruz até o monte Gólgota ou calvário, foi crucificado no meio de dois ladrões).
    7. João 10.17,18 “[17] Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. [18] Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai” (Jesus se quisesse poderia rejeitar a cruz, mas Ele morreu por nós de livre e espontânea vontade).
    8. João 15.12-13 “[12] O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. [13] Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (Jesus morreu por nós porque nos ama com um amor que não tem fim).
    9. João 19.30 “Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito” (Quando Jesus disse “está consumado” ele usou um termo que era usado na época quando um preso pagava a pena e era liberto, ou seja, Jesus pagou o pecado do homem e o libertou, só precisa entregar-se a Cristo).
    10. João 12.48 “Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia” (A Palavra de Jesus o julgará no último dia, ou seja, aquele que o rejeita será condenado).


Ministrante: Presbítero e Missionário Veronilton Paz da Silva (83) 96790574

Nenhum comentário:

Postar um comentário