segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

As Boas Novas do Evangelho de João


ESTUDO 05
A NECESSIDADE DE RECEBER A CRISTO
   No estudo anterior vimos que Cristo Jesus é a solução para o pecado do homem. Hoje estaremos vendo que é necessário cada um fazer uma decisão ao lado de Cristo.

Ø       Responda com suas próprias palavras:

01-   Que evento importante aconteceu depois da morte de Jesus? (20.19)

02-   O que fez Tomé, um de seus discípulos? (20.25) 

03-   Que pergunta as pessoas que tentam trabalhar para ganharem sua salvação fazem? (6.28) 

04-   Como Jesus respondeu às pessoas? (17.3) 

      Algumas pessoas não querem depender inteiramente de Jesus Cristo para sua salvação, pensam que por si mesmas, com as suas “boas obras”, hão de ganhar a vida eterna.
05-   O que é a vida eterna? (17.3) 

06-   Qual a razão de muitos não receberem a vida eterna? (5.40) 

07-   O que deve acontecer conosco antes de nos relacionarmos apropriadamente com Deus? (3.6,7)

08-   Para nascer de novo, ou para termos a vida eterna, o que precisamos fazer? (5.24)

09-   Quando nos tornamos ovelhas do Bom Pastor, Jesus Cristo:

a) O que aconteceu? (10.27-30) 

b) Já passamos da morte para... (5.24)  

c) Não entramos em... (5.24)  

d) Ainda que morramos... (11.24) 

10-    Se eu confessar e abandonar os meus pecados, convidando Jesus Cristo a entrar no meu coração, sendo o meu Senhor e Salvador pessoal, será que me torno filho de Deus? (1.12) (   ) SIM (   ) NÃO Explique:

        Quando recebemos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, há uma mudança na nossa vida e passamos a dar frutos, frutos esses que glorificam ao Pai. Você já começou a produzir esses frutos?

Textos bíblicos
1.      João 20.19 “Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco” (Jesus ressuscitou e apareceu aos discípulos).
2.      João 20.25 ”Diziam-lhe, pois, ou outros discípulos: Vimos o Senhor. Ele, porém, lhes respondeu: Se eu não vir o sinal dos cravos nas mãos, e não meter a mão no seu lado, de maneira nenhuma crerei” (inicialmente não acreditou que Jesus estava vivo).
3.      João 6.28 “Perguntaram-lhe, pois: Que havemos de fazer para praticarmos as obras de Deus?” (Querem fazer alguma coisa para merecer a salvação).
4.      João 17.3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste” (Que o mais importante é crê em Jesus).
5.      João 17.3 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, como o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, aquele que tu enviaste” (Vida eterna é crê e conhecer Jesus).
6.      João 5.40 “mas não quereis vir a mim para terdes vida!” (Muitos não recebem vida eterna porque não vão até Jesus)
7.      João 3.6,7 6 O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 7 Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo (Antes de nos relacionarmos com Deus precisamos nascer de novo não da carne, mas do Espírito).
8.      João 5.24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” (Ouvir a Palavra de Deus e crê Nele) .
9.      a) João 10.27-30 “[27] As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu as conheço, e elas me seguem; [28[ eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão. [29] Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. [30] Eu e o Pai somos um” (Ouvimos a voz de Jesus, seguimos Jesus e recebemos a vida eterna); b] João 5.24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” (Passamos da morte para a vida); c] João 5.24 Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida” (Não entramos em juízo ou condenação); d) João 11.24 “Disse-lhe Marta: Sei que ele há de ressurgir na ressurreição, no último dia” (no último dia ressuscitaremos).
10.  João 1.12 “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus” (Sim. Todo o que recebe Jesus torna-se filho de Deus).

Nenhum comentário:

Postar um comentário