sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

ESTUDO 07

O DISCÍPULO DE CRISTO

      Um discípulo é um seguidor e um aprendiz. Jesus nunca procurou convertidos, mas discípulos. Ele ordenou: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” (Mt 28.19).
Responda com suas próprias palavras:

  1. O que o verdadeiro discípulo de Cristo faz de acordo com os textos abaixo

    a) 1.37

    b) 8.31

    C)13.34,35

  2. Qual atitude que o verdadeiro discípulo de Cristo deve ter? (3.30)

  3. O verdadeiro amigo de Cristo faz o quê? (15.14)

  4. Por que muitos que se dizem cristãos jamais se tornaram discípulos do Senhor Jesus? (12.42,43)

  5. Para onde Cristo nos envia a trabalhar? (17.18)

  6. Quando seguimos a Cristo o que nos pode acontecer? (15.18-20)

  7. O que André fez depois de encontrar-se com Cristo, o Messias? (1.40-42) 
     
  8. Que lição importante podemos aprender com André?

  9. O que Jesus prometeu ir fazer? (14.1-3) 
     
  10. Você se considera um verdadeiro discípulo de Cristo? Quem você tem levado até Cristo? Você está falando sobre Cristo com os seus familiares, amigos e vizinhos? 
     
Textos Bíblicos Referentes possíveis respostas
  1. a) João 1.37 “Aqueles dois discípulos ouviram-no dizer isto, e seguiram a Jesus” (Deve seguir Jesus); b) João 8.31 “Dizia, pois, Jesus aos judeus que nele creram: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sois meus discípulos” (Deve permanecer em Cristo, continuar servindo a Ele); c) João 13.34, 35 “[34] Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. [35] Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros” (Ama as outras pessoas como Cristo a amou).
  2. João 3.30 “É necessário que ele cresça e que eu diminua” (O discípulo de Jesus faz tudo para que o Nome de Jesus apareça e não o dele).
  3. João 15.14 “Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando” (Faz, obedece o que Ele manda).
  4. João 12.42, 43 “[42] Contudo, muitos dentre as próprias autoridades creram nele; mas por causa dos fariseus não o confessavam, para não serem expulsos da sinagoga; [43] porque amaram mais a glória dos homens do que a glória de Deus (Porque amam as glórias humanas mais que a glória de servir a Deus).
  5. João 17.18 “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviarei ao mundo” (Ele nos envia a trabalhar no mundo, a fim de resgatar vidas para o seu reino).
  6. João 15.18 – 20 “[18] Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. [19] Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. [20] Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa” (O cristão é odiado pelo mundo, pois este odiou a Cristo, como não somos mais do mundo ele nos odiará e perseguirá, mas haverá pessoas que crerão na nossa palavra).
  7. João 1.40 – 42 “[40] André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. [41] Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo). [42] E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” (Foi procurar Pedro seu irmão para lhe falar sobre Jesus).
  8. João 1.40 – 42 “[40] André, irmão de Simão Pedro, era um dos dois que ouviram João falar, e que seguiram a Jesus. [41] Ele achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Havemos achado o Messias (que, traduzido, quer dizer Cristo). [42] E o levou a Jesus. Jesus, fixando nele o olhar, disse: Tu és Simão, filho de João, tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” (Precisamos fazer como André, falando sobre Jesus para as pessoas que nos rodeiam).
  9. João 14.1-3 “[1] Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. [2] Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. [3] E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também (Ele prometeu ir preparar um lugar no céu e depois nos levar para lá).
  10. Sim. Jesus me resgatou do pecado me deu certeza de salvação e eu repasso isso para que outras pessoas creiam, tenho levado algumas pessoas a Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário