terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: ROMANOS 1.16-17
[16] Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. [17] Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, de fé em fé como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

EXÓRDIO:
Os noticiários trouxeram à tona um assunto muito importante e sério chamado de corrupção, no qual políticos foram desmascarados com a máfia do “mensalão”; “sanguessugas”, “confraria” e agora revelam uma “cachoeira” de dinheiro sujo, obras superfaturadas e tantos e tantos desmandos; afinal há também um revelação do jornalista Ricardo Noblat que todo julgamento no Brasil envolvendo ricos e poderosos é feito à Italiana, ou seja, acaba em pitza. Mais há uma grande revelação de Deus para você que é o evangelho, evanggelion, boa notícia ou coisa revelada, esta revelação maravilhosa chega para você agora.

NARRAÇÃO:
O apóstolo Paulo, referindo-se a um texto do Antigo Testamento (Habacuque 2:4), apresenta o tema da epístola que é a justificação pela fé. Os três capítulos iniciais estabelecem o primeiro ponto principal: que todos os homens são pecadores. O capítulo 4, citando a Abraão como principal exemplo, explica mais extensamente de que forma Deus atribui a justiça sem as obras. A seguir, o capítulo 5 estabelece um paralelo entre Adão e Cristo. Todos aqueles a quem Adão representava foram feitos pecadores por sua ofensa; todos quantos estão em Cristo são feitos justos por sua obediência. Em resposta à acusação de que a justificação pela fé estimula o pecado, "Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?" (6:1), o apóstolo Paulo explica que o crente sincero recorreu a Cristo a fim de escapar do pecado. A justificação produz santificação, e essa luta pela santificação pessoal é prova de que escapamos à condenação. Portanto, em virtude do amor imutável de Deus (8:39), podemos ter a segurança da salvação. A epístola aos Romanos, a mais longa, a mais sistemática e a mais profunda de todas as epístolas, e talvez o livro mais importante da Bíblia, foi escrita pelo apóstolo Paulo (1:1, 5). Naquela ocasião ele se encontrava em Corinto (15:26; 16:1, 2). A cuidadosa composição da carta sugere que depois de algumas experiências tempestuosas ali, desfrutou um período de tranqüilidade antes de receber dinheiro de ajuda aos santos em Jerusalém. Isto situa a carta por volta do ano 58 de nossa era. Diferentemente das demais epístolas, a dirigida aos romanos foi escrita a uma igreja que ele nunca havia visitado (1:10, 11, 15). Esta carta inspirou Lutero, Calvino, Spurgeon, gigantes da fé reformada, continua a nos inspirar hoje, continua a nos revelar os tesouros da graça bendita de Deus, eu quero fala sobre a revelação do evangelho de Cristo nesta carta baseado no tema Abaixo:

TEMA: O EVANGELHO DE CRISTO, REVELAÇÃO DE DEUS

1. O EVANGELHO DE CRISTO REVELA O PODER DE DEUS. V.16
Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego”.

      O evangelho apresenta um Deus Todo Poderoso que age segundo o conselho da sua vontade (Ef 1.11), que revela este poder no evangelho de Cristo, sobre o poder de Deus poderia dizer três verdades sobre ele:

1.1 O poder de Deus é salvador.
Pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê [...]”

      O poder de salvar está no evangelho de Cristo, não está na igreja barulhenta e nem na igreja calada, mas somente no Cristo vivo e poderoso; não está no evangelho de Allan Kardec que nem mesmo é evangelho, nem no budismo, ou confucionismo, ou em qualquer filosofia religiosa. O poder de salvar não está em usos e costumes que com o tempo se consome (Cl 2.22), seguindo preceitos e doutrinas de homens; afinal o que era pecado há 30 anos atrás deixou d ser pela conveniência religiosa, porque nunca foi pecado, usar ou deixar de usar algo não traz salvação. O poder para salvar está no evangelho de Cristo.
      Algumas pessoas tentam conquistar a salvação por obras e sacrifícios sem valor, mas a salvação está somente em Jesus como diz a Palavra de Deus: “Em nenhum outro há salvação” (Atos 4.12). O evangelho tem o poder de tocar no homem e dá vida eterna. O conhecimento verdadeiro sobre Deus que dá vida eterna está no evangelho (João 17.3). Queira conhecer este evangelho! “E a vida eterna é esta, que te conheçam a ti único Deus verdadeiro e a Jesus Cristo a quem enviastes”.

1.2 O poder de Deus é libertador.
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará” (João 8.32)

      Somente Jesus pode dá a verdadeira libertação (João 8.36) “Se pois o filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Existem lideres pregando libertação através da sua igreja, mas a libertação está em Jesus, não está em sabonete ungido, rosa ungida, aliança, galho de mato, nem na macumba, copo d’água, nem água benta, a libertação está em Jesus! Cuidado com os mensageiros que pregam libertação através de amuletos, etc., Jesus está falando ao teu coração neste instante? Creia Nele que somente Ele pode te livrar do poder do pecado (Romanos 6.11), confia somente em Jesus, Ele pode te libertar de todo empecilho, embaraço que tem tentado atrapalhar tua vida. Creia Somente! Aleluia!!!

1.3 O poder de Deus é o poder transformador.
E assim se alguém está em Cristo, é nova criatura, as coisas antigas se passaram e tudo se fez novo” (II Coríntios 5.17)

      O viver do cristão deve mostrar que ele foi transformado por Deus, nós como cristãos precisamos sermos transformados para sabermos qual a vontade de Deus (Romanos 12.2), o poder de transformação não está em mim, nem em você; somente Jesus tem poder de transformar pecadores em servos de Deus. Já fomos transformados por Deus? Não pergunto se temos religião, se somos honestos, mas se nosso coração já experimentou a transformação que só Jesus faz, pois se somos honestos, temos uma religião ou buscamos seguir padrões éticos para tentar merecer a salvação jamais mereceremos, pois a salvação é de graça (Ef 2.8). Precisa-se reconhecer que Jesus é suficiente, não precisamos de mais ninguém para nos levar a Deus, Jesus já faz isso de forma perfeita.

2. O EVANGELHO DE CRISTO REVELA A JUSTIÇA DE DEUS. V.17A
Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus [...]”.

2.1 Deus é totalmente Justo e precisa punir nossos pecados 
 "Tu és tão puro de olhos que não podes ver o mal” (Habacuque 1.13)

      Deus é totalmente justo e santo em todas as suas ações (Sl 145.17), sendo assim ele é tão puro que não pode ver o mal sem puni-lo (Habacuque 1.13), se Deus agisse conosco somente com justiça, nós estaríamos todos condenados ao inferno, pois somos todos pecadores e destituídos da gloria de Deus (Romanos 3.23), estaríamos condenados todos a morte eterna (condenação) (Romanos 6.23); o homem por mais inteligente que seja, por mais patrimônio que possua, pode ser o prefeito ou o gari da prefeitura, Bill Gates ou um agricultor, todos são pecadores. Algumas igrejas estão aí realizando pregações de auto ajuda para que as pessoas para que elas sintam-se importantes, mas de nada adianta, pois o homem só pode ser feliz quando reconhece que é pecador, arrepende-se dos seus pecados e se entrega a Cristo, crendo Nele como seu único e suficiente salvador. Deus é justo e o homem é pecador, não consegue salvar-se a si mesmo, pois a salvação para os homens é impossível, mas para Deus tudo é possível (Mt 19.26). A justiça de Deus exige a punição do pecado.

2,2 Deus é totalmente misericordioso e decide nos justificar (absolver) de nossos pecados.
 "Eu mesmo sou o que apago as tuas trangressões e dos teus pecados não me lembro mais (Isaias 43.25).

      A vontade do senhor não é a morte do perverso, mas que ele se converta e viva (Ez 18.23). Deus que perdoar nossos pecados, Ele mesmo disse que apaga nossos pecados e deles não se lembra mais (Is 43.25), talvez nós se estivéssemos no lugar de Deus jogaríamos a pessoa em um lugar mais fundo possível para que não saísse, mas Deus não é assim, ele é misericordioso e rico em perdoar (Is 55.7). A justificação é um ato de Deus, pois o arrependimento é concedido ao pecador por Deus para que se arrependa (Atos 5.31). Deus faz com que o pecador sinta uma tristeza quando peca, esta tristeza gera arrependimento para vida; o mundo também faz que o pecador sinta tristeza, mas esta não gera arrependimento para vida, gera morte (II Co 7.10). Somente Deus pode e quer perdoar pecados.

2.3 Para nos justificar (absolver) dos pecados Deus coloca nosso pecado em Jesus e imputa sua justiça em nós.
Aquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus”. (2 Coríntios 5:21)

      Deus não poder negar-se a si mesmo (II Tm 2.13), sendo justo e também misericordioso, realizou de uma vez só o cumprimento da sua justiça e efetuou o pagamento da divida que era exigida, um justo morre pelos injustos (I Pe 3.18). Deus nos declarou justos por meio de Jesus Cristo (Romanos 5.1), agora quando vamos nos dirigir ao Pai, nós fazemos confiando no Nome de Jesus, neste Nome podemos orar (Jo 14.14), oferecer nosso louvor a Deus (Hebreus 13.15). Deus nos tornou justos pelo sacrifício de Jesus, assim podemos ter certeza de vida eterna. Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão em Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. Romanos 4:3. Da mesma forma que a justiça foi imputada, enxertada, atribuída a Abraão, também foi em nós quando Jesus morreu na cruz, tomou nosso pecado e nos deu gratuitamente sua justiça (Romanos 3.24). Louvado Seja o Nome deste Jesus maravilhoso!

3. O EVANGELHO DE CRISTO REVELA A FÉ QUE PRECISAMOS TER EM DEUS. V.17B
[...] de fé em fé como está escrito: Mas o justo viverá da fé”.

     Existem algumas definições de fé como: Fé intectual, fé temporal, fé doutrinária, e por fim fé salvadora, descritas a seguir:

3.1 Fé intelectual é apenas saber que Deus existe sem mudança de comportamento.
Crês tu que Deus é um só, fazes bem, até os demônios crêem e tremem” (Tiago 2.19).

      Fé intelectual, saber sobre Jesus, mas sem causar mudança, esta fé até os demônios têm como diz Tiago: Crês tu que Deus é um só, fazes bem, até os demônios crêem e tremem, ou seja, esta fé não leva ao céu, pois os demomios estão condenados.


3.2 Fé Temporal é apenas para receber as bênçãos de Deus, nem sempre o Deus da benção.
Respondeu-lhes Jesus: Vós me procurais não porque vistes sinais, mas porque vos fartastes de pao, trabalhai não pela comida que perece, mas pela que subsiste para vida eterna”.

      Fé é temporal, quando apenas serve para receber curas e milagres, mas nem sempre vem acompanhada de uma mudança de atitude e compromisso com Cristo.


3.3. Fé doutrinária é o corpo de doutrinas deixadas por Cristo e pelos apóstolos.
Batalhem diligentemente pela fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos” (Judas V.3).

      Fé doutrinária, corpo doutrinário deixado por Cristo e pelos apóstolos para ser seguida e defendida pela igreja ao longo da história.


3.4 Fé salvadora é uma entrega confiante em Cristo para salvação.
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, isto não vem de vós (Efésios 2.8) 
 
   A fé cristã definida em Hebreus é a certeza de fatos que se esperam e convicção de coisas que não se vêem (Hebreus 11.1), a fé neste trecho denota confiança, não é diferente da definição de Louis Berkhof que é: Fé salvadora é uma confiante entrega a Cristo de toda a sua vida (Berkhof, p.134). O importante é a fé salvadora, pois Jesus curou muitas pessoas e a poucas Ele disse “a tua fé te salvou”.
    A fé que precisamos ter como principal é a fé salvadora, ou seja, confiança que só Jesus pode salvar, entregando assim sua vida a Cristo. Tem uma canção antiga que diz:

Em Nome do Senhor Jesus
Quero me entregar para sempre ao meu Rei
Eu sei que provações virão
Mas Cristo já venceu morrendo em meu lugar

Agora eu sei que estou seguro
Confio no Senhor
Entrego a Ti o meu futuro,
Pois sei que estou seguro
Nas promessas do meu Rei
      A salvação é como um presente, ou seja, é gratuita; a fé é como uma mão vazia aberta para receber o presente; ao receber demonstra-se a confiança naquele que deu o presente, Jesus. (Rev. Dr. José Martins). A fé que precisamos ter em Deus é a fé salvadora, confiando que Jesus pode salvar-nos. Creia Nele!

CONCLUSAO:
       Vimos nesta mensagem que sobre o evangelho de Cristo revelando ao Deus Todo Poderoso, trabalhamos o seguinte esboço:
Tema: Evangelho de Cristo, Revelação de Deus.
  1. O evangelho de Cristo revela o poder de Deus.
  2. O evangelho de Cristo revela a justiça de Deus.
  3. O evangelho de Cristo revela a fé que precisamos ter em Deus
    Pergunto se de fato estamos experimentando o evangelho em nossa vida? Você já tem certeza de vida eterna? Sabe para onde vai depois da morte? Jesus quer te dá certeza de vida eterna! Creia! Entregue-se a Ele!

APLICAÇÃO:
Musica: NC 74 Sinceridade
Desafio: Convite aos crentes – levar o evangelho a sério; Não crentes – Uma entrega pessoal a Jesus
Oração: Crentes – Viver de modo digno do evangelho; Não crentes – Entregar-se a Jesus

REFERÊNCIAS:
GENEBRA, Bíblia de Estudo. Texto Bíblico e Notas de Rodapé. 2ªED. Ampliada. Campinas-SP: Editora Cultura Cristã.
SMITH, Willian. A Carta aos Romanos. 1ªED. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1997.
SMITH, Willian. A Teologia de Paulo. 3ªED. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1986.
GIULHIUS, Pedro. Como Interpretar a Bíblia: Princípios de Hermenêutica. 1ªED. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1986.
SMITH, Willian. Introdução ao Novo Testamento. 2ªED. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1996.
CATÓLICO, Pequeno Catecismo. 1ªED. São Paulo-SP: Editora Ajuda a Igreja que Sofre, 2006.
LOPES, Hernandes Dias. Comentário de Romanos. 1ªED. Campinas-SP: Hagnos, 2008.
MARTINS, José. O Homem e a Salvação. 3ªED. Patrocínio-MG: CEIBEL, 1996. 
 

Autor: Presbítero e Missionário Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário