sábado, 7 de setembro de 2013


Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: MATEUS 9.9
Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

TEMA: JESUS E AS OCUPAÇÕES DO HOMEM. V.9a

1. O HOMEM POSSUI VARIAS OCUPAÇÕES NA VIDA.
“Partindo Jesus dali, viu sentado na coletoria um homem chamado Mateus [...]”

1.1 O homem se ocupa com as coisas de casa.
[38] Ora, quando iam de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa. [39] Tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, sentando-se aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. [40] Marta, porém, andava preocupada com muito serviço; e aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá que minha irmã me tenha deixado a servir sozinha? Dize-lhe, pois, que me ajude. [41] Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas; [42] entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada” (Lc 10.38-42).

1.2 O homem se ocupa com as finanças.
“Quem ama o dinheiro não se fartará de dinheiro; nem o que ama a riqueza se fartará do ganho; também isso é vaidade” (Ec 5.10)

1.3 O homem se ocupa com o futuro.
22 E disse aos seus discípulos: Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, nem quanto ao corpo, pelo que haveis de vestir. 23 Pois a vida é mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário. 24 Considerai os corvos, que não semeiam nem ceifam; não têm despensa nem celeiro; contudo, Deus os alimenta. Quanto mais não valeis vós do que as aves! 25 Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura? 26 Porquanto, se não podeis fazer nem as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras? 27 Considerai os lírios, como crescem; não trabalham, nem fiam; contudo vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles. 28 Se, pois, Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais vós, homens de pouca fé? 29 Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. 30 Porque a todas estas coisas os povos do mundo procuram; mas vosso Pai sabe que precisais delas. 31 Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas. 32 Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. 33 Vendei o que possuís, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não envelheçam; tesouro nos céus que jamais acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. 34 Porque, onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração (Lucas 12.22-34)

2. JESUS CONVIDA O HOMEM PARA UMA NOVA E EXCELENTE OCUPAÇÃO: SERVIR A ELE.
[...] e disse-lhe: Segue-me [...]”

2.1 O seu convite é gracioso.
“E o Espírito e a noiva dizem: Vem. E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, receba de graça a água da vida” (Ap 22.17).

2.2 O seu convite é aliviante.
“[28] Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. [29] Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. [30] Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve”.

2.3 O seu convite exige transformação.
“[1] Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. [2] E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”.

3. O HOMEM PRECISA ACEITAR O SEU CONVITE E OCUPAR-SE EM SERVI-LO IMEDIATAMENTE.
“[...] E ele, levantando-se, o seguiu”.

3.1 Servir a Cristo implica em arrepender-se dos pecados.
“E dizendo: O tempo está cumprido, e é chegado o reino de Deus. Arrependei-vos, e crede no evangelho” (Mc 1.15).

3.2 Servir a Cristo implica em deixar o pecado.
Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais” (Jo 8.11).

3.3  Servir a Cristo implica em compromisso com Ele.
Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9.23).

CONCLUSÃO:
Qual a sua ocupação na vida? São as coisas seculares como prioridade ou o servir ao Senhor?

APLICAÇÃO:
Musica: NC 205
Desafio: Crentes: Priorizar Cristo em detrimento das coisas secundaria; Não Crentes: Servir a Jesus por meio da fé, entregar-se a Ele
Oração: Por mais prioridade em servir a Cristo pelos crentes e entrega a Cristo pelos não crentes.

Autor: Veronilton Paz, Presbítero, Missionário, Bacharel em Teologia, Graduando em Letras. Contato (83) 99713627

Nenhum comentário:

Postar um comentário