terça-feira, 19 de novembro de 2013

ESBOÇO DO MISSº VERONILTON DIA 17/11/2013 NA IPB SERROTE


TEXTO: MARCOS 4.1-20
A parábola do semeador
Mt. 13:1-23
“[1] Outra vez começou a ensinar à beira do mar. E reuniu-se a ele tão grande multidão que ele entrou num barco e sentou-se nele, sobre o mar; e todo o povo estava em terra junto do mar. [2] Então lhes ensinava muitas coisas por parábolas, e lhes dizia no seu ensino: [3] Ouvi: Eis que o semeador saiu a semear; [4] e aconteceu que, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. [5] Outra caiu no solo pedregoso, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; [6] mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. [7] E outra caiu entre espinhos; e cresceram os espinhos, e a sufocaram; e não deu fruto. [8] Mas outras caíram em boa terra e, vingando e crescendo, davam fruto; e um grão produzia trinta, outro sessenta, e outro cem. [9] E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. [10] Quando se achou só, os que estavam ao redor dele, com os doze, interrogaram-no acerca da parábola. [11] E ele lhes disse: A vós é confiado o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes diz por parábolas; [12] para que vendo, vejam, e não percebam; e ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam e sejam perdoados. [13] Disse-lhes ainda: Não percebeis esta parábola? Como pois entendereis todas as parábolas? [14] O semeador semeia a palavra. [15] E os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que neles foi semeada. [16] Do mesmo modo, aqueles que foram semeados nos lugares pedregosos são os que, ouvindo a palavra, imediatamente com alegria a recebem; [17] mas não têm raiz em si mesmos, antes são de pouca duração; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam. [18] Outros ainda são aqueles que foram semeados entre os espinhos; estes são os que ouvem a palavra; [19] mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera. [20] Aqueles outros que foram semeados em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, a trinta, a sessenta, e a cem, por um”.

EXÓRDIO:
Cristo falou por parábolas, e neste assunto usou um assunto comum ali já que aquelas pessoas de Israel viviam da roça e da criação de animais.

NARRAÇÃO:
Nesta parábola Cristo fala sobre as reações que o verdadeiro evangelho enfrenta, uns rejeitam e outros crêem. Jesus alerta que nem todos serão cristãos verdadeiros, alguns irão entrar pela porta larga e outros pela estreita (Mt 7.13-14). A terra aqui é o coração do homem (Mateus 13.19), a semente é a Palavra de Deus (Lc 8.9), Jesus é o semeador (v.3), nós somos também semeadores (Sl 126.6). Esta palavra apresenta as reações dos corações dos ouvintes de Jesus à sua mensagem. O tema sugerido abaixo retrata este pensamento, baseado neste traremos esta mensagem.

TEMA: REAÇÕES DO CORAÇÃO DIANTE DA PREGAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

1.       O CORAÇÃO ESTÁ ENDURECIDO. V.4, 15
“E aconteceu que, quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram”.
“E os que estão junto do caminho são aqueles em quem a palavra é semeada; mas, tendo-a eles ouvido, vem logo Satanás e tira a palavra que neles foi semeada”.

Mateus 13.4, 19; Lucas 8.5, 12

“E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho, e vieram as aves e comeram”.

“A todo o que ouve a palavra do reino e não a entende, vem o Maligno e arrebata o que lhe foi semeado no coração; este é o que foi semeado à beira do caminho”.

“Saiu o semeador a semear a sua semente. E quando semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; e foi pisada, e as aves do céu a comeram”.

“Os que estão à beira do caminho são os que ouvem; mas logo vem o Diabo e tira-lhe do coração a palavra, para que não suceda que, crendo, sejam salvos”.

2.       O CORAÇÃO ESTÁ DESVIADO. V. 5-6, 16-17
“[5] Outra caiu no solo pedregoso, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; [6] mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se”.
“[16] Do mesmo modo, aqueles que foram semeados nos lugares pedregosos são os que, ouvindo a palavra, imediatamente com alegria a recebem; [17] mas não têm raiz em si mesmos, antes são de pouca duração; depois, sobrevindo tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo se escandalizam”.

Mateus 13.5, 6, 20, 21; Lucas 8.6, 13

“[5] E outra parte caiu em lugares pedregosos, onde não havia muita terra: e logo nasceu, porque não tinha terra profunda; [6] mas, saindo o sol, queimou-se e, por não ter raiz, secou-se”.

“[20] E o que foi semeado nos lugares pedregosos, este é o que ouve a palavra, e logo a recebe com alegria; [21] mas não tem raiz em si mesmo, antes é de pouca duração; e sobrevindo a angústia e a perseguição por causa da palavra, logo se escandaliza”

“Outra caiu sobre pedra; e, nascida, secou-se porque não havia umidade”.

“Os que estão sobre a pedra são os que, ouvindo a palavra, a recebem com alegria; mas estes não têm raiz, apenas crêem por algum tempo, mas na hora da provação se desviam”.

3.       O CORAÇÃO ESTÁ DIVIDIDO. V. 7, 18-19
“E outra caiu entre espinhos; e cresceram os espinhos, e a sufocaram; e não deu fruto”.
“[18] Outros ainda são aqueles que foram semeados entre os espinhos; estes são os que ouvem a palavra; [19] mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e a cobiça doutras coisas, entrando, sufocam a palavra, e ela fica infrutífera”.

Mateus 13.7, 22; Lucas 8.7, 14

“E outra caiu entre espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram”.

“E o que foi semeado entre os espinhos, este é o que ouve a palavra; mas os cuidados deste mundo e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e ela fica infrutífera”.

”E outra caiu no meio dos espinhos; e crescendo com ela os espinhos, sufocaram-na”.

“A parte que caiu entre os espinhos são os que ouviram e, indo seu caminho, são sufocados pelos cuidados, riquezas, e deleites desta vida e não dão fruto com perfeição”.

4.       O CORAÇÃO ESTÁ DISPOSTO PARA DEUS. V. 8, 20
“Mas outras caíram em boa terra e, vingando e crescendo, davam fruto; e um grão produzia trinta, outro sessenta, e outro cem”.
“Aqueles outros que foram semeados em boa terra são os que ouvem a palavra e a recebem, e dão fruto, a trinta, a sessenta, e a cem, por um”.

Mateus 13.8, 23; Lucas 8.8, 15

“Mas outra caiu em boa terra, e dava fruto, um a cem, outro a sessenta e outro a trinta por um”.

“Mas o que foi semeado em boa terra, este é o que ouve a palavra, e a entende; e dá fruto, e um produz cem, outro sessenta, e outro trinta”.

“Mas outra caiu em boa terra; e, nascida, produziu fruto, cem por um. Dizendo ele estas coisas, clamava: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”.

“Mas a que caiu em boa terra são os que, ouvindo a palavra com coração reto e bom, a retêm e dão fruto com perseverança”.

CONCLUSÃO:
Nós vimos aqui que a parábola do semeador nos apresenta a verdade que nem todos os corações estão disponíveis para Deus, alguns estão endurecidos, desviados, divididos, mas graças a Deus que existem os que estão dispostos para servir ao Senhor. Em qual destes você se encaixa? Como está sua vida?

APLICAÇÃO:
Nós ouvimos nesta parábola que o coração disposto para Deus dá frutos, que frutos temos dados?
O que impede que as pessoas tenham uma vida com Deus como uma boa terra que recebe a boa semente da Palavra de Deus?
Cântico: Renova-me e oração de Contrição


Nenhum comentário:

Postar um comentário