segunda-feira, 24 de outubro de 2016

DEVOCIONÁRIO MANÁ DIÁRIO - VOCÊ SABE QUEM É VOCÊ?

LEITURA: GÊNESIS 32.27-30
[27] Perguntou-lhe, pois: Como te chamas? Ele respondeu: Jacó. [28] Então, disse: Já não te chamarás Jacó, e sim Israel, pois como príncipe lutaste com Deus e com os homens e prevaleceste. [29] Tornou Jacó: Dize, rogo-te, como te chamas? Respondeu ele: Por que perguntas pelo meu nome? E o abençoou ali. [30] Àquele lugar chamou Jacó Peniel, pois disse: Vi a Deus face a face, e a minha vida foi salva”.

VOCÊ SABE QUEM VOCÊ É?
No ano de 1988 passou um filme sucesso de cinema que durante o filme sempre aparecia a frase: “Eu Sei o que você fez, eu sei quem você é”, Deus sabe o que nós fazemos e também quem nós somos. Nesta passagem um personagem bíblico controverso chamado Jacó que já tinha tido algumas atitudes erradas como enganar o pai e o irmão, mentiu, Deus guardou Jacó, porém, não concordou com as suas práticas, aqui no Vau de Jaboque, Deus enviou um anjo para lutar com Jacó (v.24), este anjo lutou até o romper do dia (v25), Jacó queria a benção (v.26), mas só a recebeu depois que foi transformado de enganador, trapaceiro e mentiroso para Israel, príncipe de Deus vencedor. Você age como Jacó ou Israel? Com qual deles você se identifica? Quem é você afinal de contas. Iremos extrair algumas lições sobre esta passagem para a nossa vida que são:

Primeira, você pode ser identificado como Jacó. Quando o anjo do Senhor lhe perguntou seu nome ele disse que se chamava Jacó (v.27), esta declaração tem um significado muito grande, pois Jacó significa mentiroso, trapaceiro, enganador e embusteiro como o seu irmão Esaú declarou: “Não é com razão que se chama ele Jacó? Pois já duas vezes me enganou: tirou-me o direito de primogenitura e agora usurpa a bênção que era minha” (Gn 27.36). O que podemos aprender aqui é que ninguém irá alcançar o perdão de Deus enquanto encobrir suas transgressões (Pv 28.13), para se aproximar de Deus é preciso reconhecer que é um pecador, semelhante a Jacó que declarou sua pecaminosidade também outros homens fizeram como Isaias que declarou-se impuro ao ver a glória de Deus (Is 6.5), Pedro, ao ver a pesca maravilhosa, pediu que Cristo se afastasse dele que era um pecador (Lc 5.8), Paulo se declarou o principal dos pecadores, ou seja, o pior deles (I Tm 1.15). Jacó, como muitos, queria facilidades, pois desejava ser abençoado sem passar pela transformação, porém, o Senhor queria transformá-lo em uma nova criatura, por isso o anjo até o machucou deixando ele com a coxa deslocada (v.22-26), semelhantemente nós muitas vezes precisamos sofrer alguns machucados para sermos transformados por Ele. Entretanto, a transformação só aconteceu quando houve transparência e ele se declarou Jacó, ou seja, Mentiroso, trapaceiro, enganador e embusteiro. Queridos, o ser humano e pecador por natureza e como pecador não pode salvar a si mesmo, só Jesus pode salvar a tua alma (At 4.12) e te oferecer perdão de pecados (I Jo 1.9), porém, como Jacó você precisa reconhecer seus pecados e confessá-los a Deus, quando você fizer isto Ele vai mudar você e te dar uma nova natureza e foi isto que aconteceu com Jacó e pode acontecer conosco conforme será descrito abaixo.

Segundo, você pode ser identificado como Israel. Quando Jacó reconheceu quem era, Deus o fez ser aquilo que Ele mesmo planejou para seu servo, mudou seu nome para Israel (v.28a). O nome Israel tem o significado de príncipe de Deus ou príncipe vencedor, isto acontece com o ser humano quando é convencido pelo Espírito Santo (Jo 16.8), volta-se para Deus e Deus o recebe e lhe declara justificado por causa da justiça perfeita do seu Filho Jesus (Rm 5.1), éramos derrotados e agora somos mais que vencedores por causa do amor de Cristo (Rm 8.37), nós tínhamos tudo para sermos adiados por Deus por causa dos nossos pecados, mas Ele decidiu nos amar e descarregar toda a sua ira que era contra nós em seu Filho, Jesus Cristo (Is 53.1-12), por isso é que Cristo nos livra da ira vindoura de Deus (I ts 1.10). Jacó tornou-se príncipe vencedor quando entregou a sua indignidade e pecado nas mãos deste Deus gracioso, eu e você nos tornamos filhos de Deus e herdeiros do céu quando depositamos todas as nossas imperfeições aos pés de Cristo, Ele diz que todo o que o Pai o entregar vai até Ele e aquele que for até Ele não será lançado fora (Jo 6.37). Então, o que espera para fazer isto? O nome Israel ainda tem outro significado que é alguém que viu Deus face a face. Hoje nós não vemos a Deus, porém, Deus foi revelado a nós por seu filho Jesus Cristo (Jo 1.18), o termo “face a face” também significa intimidade, facilidade de diálogo, isto também o nosso mestre amado fez por nós como Sumo Sacerdote que penetrou os céus sem ter pecado, mesmo tendo sido tentado em tudo a pode nos socorrer quando precisamos (Hb 4.14-16), abriu o caminho do livre acesso a Deus (Ef 3.12), não temos mais necessidades de confessar pecados a um sacerdote humano e pecador, pois temos um Sumo Sacerdote perfeito, por isso podemos dizer que estamos face com Deus por meio do seu Filho amado. A nossa identidade aqui também pode trazer vida ou morte, isto é o assunto que será tratado abaixo.

Terceiro, você pode ser identificado com a vida ou morte. Israel declara que a sua vida foi salva, ou seja, ele não morreu, mesmo tendo visto Deus face a face, se bem que ele não viu Deus, mas o anjo de Deus (v.30b). A morte e a vida estão a disposição do homem, este vai querer seguir aquilo que sua alma se identifica. O líder Moisés, nos momentos finais do seu ministério, desafiou o povo dizendo que: [19] Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, [20] amando o SENHOR, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e apegando-te a ele; pois disto depende a tua vida e a tua longevidade; para que habites na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó” (Dt 30.19-20). Porém, o homem só escolherá aquilo que a sua alma se identifica, a morte ou a vida com qual você se identifica? Talvez você diga logo de supetão: “Com a vida”, mas será que de fato a sua alma está identificada com a vida de Deus, pois esta vida exige renúncia, o próprio Jesus falou que não adianta o homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua alma (Mt 12.26), a vida com Cristo não se identifica com os valores do mundo, enquanto que para o mundo, vale mais quem tem mais, para Deus todos são iguais no seu reino, será que nós nos identificamos com a vida de Deus? O homem sem Cristo está morto e só Jesus pode tirar ele da morte, sobre isto Paulo afirmou que “Ele vos deu vida estando vós mortos em delitos e pecados (Ef 2.1), ou seja, só vai querer a vida que Deus oferece aquele que o próprio Senhor o tirar da morte espiritual, assim ele vai desejar se identificar com esta vida plena que há em Cristo. Esta vida é ofertada de forma gratuita em Jesus. O apostolo Paulo afirmou que o salário do pecado é a morte e dom gratuito de Deus é a vida eterna por meio de Jesus (Rm 6.23), portanto, não há lugar para méritos humanos na vida eterna, tudo é uma dádiva graciosa de Deus. Você se identifica com esta vida ou com a morte que parece vida que o mundo oferece? Lembre-se que há caminhos que parecem bons, mas são caminhos de morte (Pv 14.12), com qual delas você se identifica?

Concluímos dizendo que esta mensagem é desafiadora. Afinal de contas, ela lança uma pergunta que exige uma resposta, o questionamento é: Quem é você? Você se identifica com Jacó enganador, trapaceiro e mentiroso ou com o Israel, príncipe de Deus e que tem intimidade com Deus. Você já tem a vida de Cristo em você? Se ainda estás em duvida, tome uma atitude agora se entregando aos cuidados amorosos de Cristo e você vai experimentar a sua paz. Amém!


Autor: Missionário Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário