segunda-feira, 28 de novembro de 2016

DEVOCIONAL MANÁ DIÁRIO - Lic. Veronilton Paz da Silva


TEXTO: MATEUS 12.20
“Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo”.

JESUS, O ESPECIALISTA EM CONSERTAR PESSOAS
Todos nós já precisamos fazer conserto em alguma coisa, seja roupas, panelas, ou outro objeto qualquer. Para isto há os especialistas em fazer tais consertos, alguns deles trabalham de maneira tal que o objeto consertado parece novo. Na questão espiritual há uma pessoa que é especialista em transformar pessoas que pareciam imprestáveis, sem valor em vasos novos e de valor, aquele que só fazia vergonha para a família, agora traz luz e alegria, Só Jesus pode fazer isto, por isso que evidenciamos o tema acima e com base neste iremos extrair algumas lições mui amabilíssimas para as nossas vidas.

Primeira, Jesus não acaba de destruir o que está quebrado, pelo contrário, Ele restaura. Jesus não veio para esmagar aquele que já está esmagado como nos diz aqui Mateus: “Não esmagará a cana quebrada [...]” (v.20a), no qual Ele atesta que Jesus na sua missão não estava destruir as pessoas, mas trazer vida e vida abundante (Jo 10.10). A figura aqui utilizada e de uma cana que está rachada que poderia ser jogada fora, mas que o dono dela decide que iria consertá-la para utilizá-la novamente, talvez seja este o seu caso meu dileto amigo, quem sabe hoje, você está se achando inútil, Jesus quer te consertar para te usar para sua glória. Algumas canas rachadas que foram jogadas fora pela sociedade, se não tivessem encontrado Jesus, estariam destruídos, como a mulher adultera que iria ser apedrejada, mas Cristo ao encontrá-la, ao invés de condenar Ele a perdoou e lhe deu uma nova chance (Jo 8.1-11). Outra cana rachada que Cristo consertou foi o homem que foi crucificado ao seu lado na cruz, aquele homem foi colocado ali por causa dos seus feitos errados, passou sua vida pecando, mas Cristo, que é fera em consertar canas quebradas, disse a Ele que naquele mesmo dia estaria com Ele no paraíso (Lc 23.39-43). Você é uma cana quebrada? Está destruído? Jesus pode te consertar hoje ainda. Creia nisto! Jesus não somente conserta, mas ele também traz animo novo ao ser humano, isto será visto nas próximas linhas

Segunda, Jesus não acaba a esperança de quem está desesperado, pelo contrário, Ele traz animo novo. Cristo traz esperança, mesmo que parece tudo perdido, você pode ver isso nas palavras de Mateus: “[...] nem apagará a torcida que fumega [...]” (v.20b), neste intervalo ele diz que Jesus não desanima quem já está desanimado, Ele anima, levanta e renova as forças. Você está desanimado, clame agora por Jesus, Ele é especialista em pegar pavios que estão se apagando, consertar e voltar a gerar luz. Talvez tudo esteja conspirando contra você, parece que está tudo escuro, parece que você está em uma tempestade que não vai passar, meu amigo e minha amiga, Jesus traz animo novo. Por traz de toda tempestade escura há uma calmaria que está por vir, por traz da face carrancuda dos acontecimentos, há a boa mão da providencia de Deus em seu favor. Levanta-te desta tua queda! Deus quer falar contigo! Ele não te esqueceu! Ele tem coisas novas e melhores para você! Algumas pessoas que eram este “pavio fumaçando apenas”, Jesus chegou para eles e eles nunca mais foram os mesmos: Bartimeu, cego mendigo se não tivesse encontrado de Jesus continuaria cego, mas Jesus o chamou e lhe devolveu a vista (Mc 10.46-52); A mulher que tinha o fluxo de sangue passou doze anos padecendo a mão de vários médicos, mas tocou no vestido de Jesus e foi curada (Mc 5.25-34), Jairo, teve sua filha morta, foi em busca de Jesus, apesar de todos não crerem no milagre, Jesus animou Jairo para que cresse e sua filha voltou à vida (Mc 5.35-43), Jesus não acaba com a esperança das pessoas, Ele renova, traz novo animo. Jesus é a nossa esperança (I Tm 1.1). Ele tem um tempo novo para você! Além de trazer conserto e animo novo, Ele veio para trazer a salvação e se alguém rejeitar esta salvação, um dia trará juízo, isto será visto no intervalo abaixo.

Terceira, Jesus não veio para julgar as pecadores caídos, pelo contrário, Ele traz salvação, seu juízo só será realizado no tempo próprio. Aqui Mateus que o seu julgamento não será agora, vejamos o trecho: “[...] até que faça vencedor o juízo” (v.20c), pois como Jesus veio aqui para salvar o mundo e não para julgar (Jo 3.17), o seu julgamento será no dia próprio, no grande dia (Jud. v.5-6), agora Jesus está em busca de salvar o pecador, como o pastor que foi em busca da ovelha perdida e não voltou da busca até que a encontrou (Lc 15.3-7), da mulher que perdeu a moeda (dracma) e não parou de procurar até que ela estava em sua mão (Lc 15.8-10), do pai que esperou o filho prodigo e só parou quando este retornou, ao invés de rejeitá-lo, o recebeu com festa (Lc 15.11-24). Jesus pode salvar todos os que se chegam a Deus por Ele e intercede sempre por eles (Hb 7.25). Se você ainda não tem certeza da sua salvação, saiba que Jesus pode te dar esta certeza hoje, pois o dia da salvação não é para amanhã, mas para hoje, hoje é o dia que você pode ser salvo (II Co 6.1-3), Ele pode consertar o teu viver e te dar a vida eterna. Porém, é nosso dever dizer que como hoje Cristo vem como teu salvador, um dia virá como Juiz para te julgar e será tarde demais para você. Você deseja receber a Cristo agora para salvação ou vai esperar Ele como Juiz para condenação? Lembre-se do que diz a bela canção “hoje cristo te quer libertar”, entretanto, se você rejeita esta salvação você será condenado. Hoje a sua salvação está perto de você, Jesus te oferece gratuitamente o acesso às moradas celestiais. O que você vai querer salvação agora ou juízo no futuro? Pare, pense e reflita.

Para concluir gostaria de dizer para você que Jesus continua sendo aquele que conserta pessoas que estão quebradas , traz novo animo e , hoje pode salvar. Você que está se sentindo quebrado sem valor, desanimado, busque a Cristo hoje e receberás do coração misericordioso, toda a força para a vida e ainda passarás a gozar a vida eterna já partir de agora, faça uma oração ao Senhor neste instante reconhecendo Ele na tua vida e lembre que “Ele não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega, até que faça vencedor o juízo”.

Oração:
“Senhor Deus! Reconheço que as minhas forças não são suficientes para vencer as lutas destas vidas! Também reconheço que só o Senhor pode trazer animo para minha vida e que somente por ti posso receber a salvação. Neste momento te peço que anime a minha alma a te buscar e viver somente para ti. Peço-te tudo isto em Nome de Jesus. Amém!”  

Autor: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Ministério da Palavra pelo PRVP; Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé - PB; Bacharel em Teologia pelo IBHT; Licenciatura Plena em Letras – Língua Portuguesa pela UEPB; Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário pelo CPO/IBN e CEIBEL. Contato: cristaoreformado@gmail.com CEL: (083) 999713627

Nenhum comentário:

Postar um comentário