quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

MANÁ DIARIO (GENESIS 37.5-11) - MISSº VERONILTON PAZ DA SILVA

TEXTO: GENESIS 37.5-11
[5] Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais. [6] Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: [7] Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu. [8] Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras. [9] Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. [10] Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra? [11] Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo”.

JOSÉ, O FILHO SONHADOR DO SEU PAI.
O sonho possui significados distintos levando em conta a religião, ciência e cultura. A interpretação dos sonhos tem grande credibilidade nas religiões judaico-cristãs: está escrito na Toráh e na bíblia que Jacó, José e Daniel receberam de Deus a habilidade de interpretar os sonhos. O desejo de Deus é que sonhemos e projetemos nossa vida para a sua glória, devido a isto ele coloca sonhos em nós. Mas, estes sonhos não podem deixar Deus de fora. Se os nossos sonhos não fizerem parte da vontade de Deus eles jamais se realizarão, mas há homens que sonham de fato segundo a vontade de Deus, buscam viver para gloria Dele. José foi uma homem que Deus, por meio dos seus sonhos, realizou o seu plano soberano sobre ele e sua família, sobre os sonhos de José, iremos retirar alguns ensinamentos baseados no tema acima mencionado.

Primeiro, José era o homem que sonhava os sonhos decretados por Deus e isto lhe rendia ódio de outros. José quando sonhou contou aos seus irmãos, talvez quisesse compartilhar sua benção com eles,mas os mesmos não entenderam, sobre isto foi registrado: Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais” (v.5). Que aprendizado podemos extrair disto tudo? Não conte seus sonhos a qualquer pessoa, conte aquelas que você pode confiar, que são instrumentos de Deus para te abençoar. As pessoas que traem é porque já estiveram ao seu lado como amigos, o personagem aqui mencionado foi traído pelos irmãos, cuidado com os seus sonhos, não conte-os qualquer que se diz seu amigo. Os seus sonhos precisam ser colocados nas mãos de Deus e se for compartilhar com alguma pessoa, faça-o depois de consagrar estes sonhos a Deus por meio da oração, jejum e piedade, assim escolha de maneira piedosa e não interesseira as pessoas que quer compartilhar os seus sonhos e projetos, pois os seus sonhos geram ódio nas pessoas que não compreendem a sua intimidade com Deus. Os sonhos do servo de Deus não somente traz ódio, mas também confusão na mente dos homens carnais, será o assunto tratado a seguir.

Segundo, José era o homem que sonhava os sonhos decretados por Deus que o homem carnal não entendia. José contou ainda contou dois sonhos, sendo o primeiro aos seus irmãos e o segundo, além destes, estava presente também seu pai, conforme está registrado nesta passagem: “Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu. Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras. Teve ainda outro sonho e o referiu a seus irmãos, dizendo: Sonhei também que o sol, a lua e onze estrelas se inclinavam perante mim. Contando-o a seu pai e a seus irmãos, repreendeu-o o pai e lhe disse: Que sonho é esse que tiveste? Acaso, viremos, eu e tua mãe e teus irmãos, a inclinar-nos perante ti em terra?” (v.6-10). Segundo esta narração ele teve sonhos revelacionais que apontavam para o futuro, porém podemos extrair lições para as nossas vidas, os sonhos que foram projetados por Deus para a sua vida não serão compreendidos pelos homens carnais, pois o homem natural não compreende as coisas de Deus (I Co 2.14), se você falar da sua fé revelada nas Escrituras e da sua intimidade com Deus os incrédulos a te muitos membros de igrejas vão entender como loucura, os irmãos de José nem mesmo seus pais entenderam seus sonhos, porém, Deus entende seus sonhos e projetos, pois ELE mesmo foi quem os projetou, não se preocupe se sua fé é ridicularizada por homens carnais, diante de Deus você é bem aventurado. Se os seus sonhos são provindos de Deus, eles irão se cumprir, mesmo que as pessoas não entendam. Confie em Deus e busque viver de acordo com os projetos de Deus para a sua vida. Estes projetos de Deus para a sua vida podem gerar reações diversas nas pessoas, isto será explicado abaixo.

Terceiro, José era o homem que sonhava os sonhos decretados por Deus e reações diferentes eram vistas nas pessoas. Quando os projetos de Deus são revelados para a sua vida, eles não geram as mesmas reações nas pessoas, alguns agem de uma forma positiva outra negativa, conforme se registra no versículo seguinte: Seus irmãos lhe tinham ciúmes; o pai, no entanto, considerava o caso consigo mesmo” (v.11). Neste caso de José gerou ciúmes nos seus irmãos e meditação no seu pai. Os seu projetos receberão aplausos de uns e inveja ou ciúme de outros, não espere unanimidade, pois você não terá, você terá oposição aos seus projetos, mas se estes estiverem dentro da vontade de Deus, eles se cumprirão integralmente, pois contra o povo de Deus não vale ações contrarias, conforme Moisés registra ao afirmar que: “Pois contra Jacó não vale encantamento, nem adivinhação contra Israel; agora, se poderá dizer de Jacó e de Israel: Que coisas tem feito Deus!” (Nm 23.23), assim os sonhos de Deus para você se realizarão para a gloria de Deus, mesmo que você esteja sozinho, mesmo que a oposição contra você seja tamanha, você vai vencer porque os seus sonhos foram decretados por Deus e Ele se responsabiliza por eles. ALELUIA!!! Deus também irá pessoas para te abençoar e te ajudar a realizar os seus sonhos, pois você não terá apenas opositores, mas haverá pessoas que serão instrumentos de Deus na tua vida. Da mesma forma que os sonhos de José foram decretados por Deus para realizar o seu plano soberano e livrar no futuro a família de Jacó da fome e morte, este Deus não mudou e pode pela sua soberana vontade realizar os seus sonhos para a glória Dele.

Para concluir, gostaria de dizer que esta mensagem sobre os sonhos de José do Egito, estes sonhos trouxeram ódio de alguns, não foi entendidos pela mente natural dos homens e, geraram reações diferentes nas pessoas. Aprenda que você não deve compartilhar seus sonhos com qualquer pessoa, pois sem querer pode se tornar odiado por alguns. Entenda também que seus sonhos podem não ser entendidos por alguns e até gerar criticas, também as reações das pessoas são diferentes, alguns podem ter reações negativas e outros positiva. O desafio que esta reflexão nos traz é confiar em Deus e esperar Nele, pois se os seus sonhos forem projetos de Deus, eles se realizarão para a sua glória, desejo para você que: O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz” (Nm 6.24-26) .Amém!


AUTOR: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Sagrado Ministério (PRVP); Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PE (JMN/IPB); Bacharel em Teologia (IBHT); Licenciado em Letras – Língua Portuguesa (UEPB); Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário (CPO/IBN e CEIBEL); Pos Graduando em Estudos Teológicos (CPAJ/Mackenzie).

Nenhum comentário:

Postar um comentário