sexta-feira, 3 de março de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 1.35-42 (O TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS - OBJETIVO - SEXTA PARTE) - PRIMEIRA MENSAGEM

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JOÃO 1.35-42
35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! 37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima. 40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

INTRODUÇÃO
No discurso existem três pessoas: A pessoa que fala (eu), a pessoa com quem se fala (tu, você) e a pessoa de quem se fala (ele), um testemunho não é falar de si, é falar de alguém, quando se testemunha sobre Jesus, o objetivo não pode ser falar de si, das suas habilidades, caprichos e desejos, João Batista tanto falou sobre Jesus que o seu objetivo foi alcançado, sobre o objetivo do testemunho iremos tratar neste instante continuando a temática sugerida.

TEMA: O TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS – O OBJETIVO - SEXTA PARTE

1.     O TESTEMUNHO DO CRISTÃO TEM O OBJETIVO DE APONTAR PARA JESUS. V.35-36
35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!”

1.1  Cristo é a conteúdo central de todas as Escrituras. Jo 5.39
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

1.2  Cristo é a revelação perfeita do Pai aos homens. Jo 1.18
“Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou”.

1.3  Cristo é superior aos que ensinam sobre Ele. Jo 1.30
“É este a favor de quem eu disse: após mim vem um varão que tem a primazia, porque já existia antes de mim”.

2.     O TESTEMUNHO DO CRISTÃO TEM O OBJETIVO DE LEVAR PESSOAS A SEGUIR JESUS. V.37-39
37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima”.

2.1  Para seguir Jesus o homem precisa ouvir falar sobre Jesus. V.37
“Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus”.

2.2  Para seguir Jesus o homem precisa ser sincero diante de Cristo. V.38
“E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes?”

2.3  Para seguir a Jesus o homem precisa ter proximidade com Jesus. v.39
“Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima”.

3.     O TESTEMUNHO DO CRISTÃO TEM O OBJETIVO DE ENCORAJAR OS CRENTES A SALVAR OUTRAS VIDAS. V.40-42
40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

3.1  O discípulo de Cristo inicia a sua pregação pelos seus parentes. V.40-41a
40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão [...]”

3.2  O discípulo de Cristo prega somente sobre Cristo. V.41b
“[...] a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)

3.3  O discípulo de Cristo sabe que seu testemunho por si só não salva, a palavra de salvação vem de Cristo. V.42
“e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

CONCLUSÃO
Examinamos nesta mensagem que o Testemunho tem por objetivo: Primeiro, Apontar para Jesus: Como o conteúdo central das Escrituras, a revelação perfeita do Pai e, também superior aos que ensinam sobre Ele. Segundo, Levar Pessoas a Seguir Jesus: Ouvindo sobre Jesus, tendo sincero diante Dele e, tendo proximidade com Ele. Terceiro, Encorajar os Crentes a Salvar outras Vidas: Começa pelos parentes, prega somente Cristo e, reconhece a incapacidade de seu testemunho de salvar sem a ação de Cristo. Você tem testemunhado sobre Jesus? Você já tem Cristo como o teu Senhor e como o teu Salvador? Lembre-se que para testemunhar sobre Jesus você precisa primeiro ter Ele em sua vida. Reflita se você já pertence a Ele e assim poderá testemunhar.


AUTOR: Missionário Veronilton Paz da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário