domingo, 5 de março de 2017

ESBOÇO DE SERMÃO BASEADO EM JOÃO 1.35-42 - O TESTEMUNHO DOS HOMENS - SEGUNDA MENSAGEM

Veredas da Justiça: Sermões que Edificam

TEXTO: JOÃO 1.35-42
35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! 37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima. 40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro).

INTRODUÇÃO
O rainha inglesa Maria Tudor chamada de “Maria Sanguinária”, que tinha este nome por ter feito um banho de sangue no seu pais matando crentes ela queimou vivos na fogueira, em acordo com o Papa Julio III, os três maiores lideres cristãos do país Cranmer, Lalimer e Ridley, tudo isto porque eles se negaram a aceitar os dogmas contrários às Escrituras, estes homens continuaram fieis a Cristo, apesar da maldade daquela rainha, o evangelho cresceu e com as perseguições um grupo fugiu formando o a Nova Inglaterra, que hoje é os Estados Unidos da América, o testemunho cristão não é em vão. Aqui nesta passagem de João trata do resultado do testemunho de João Batista, Ele apontou Jesus desde o inicio como a aquele que tem a primazia (Jo 1.15, 30), o cordeiro de Deus (Jo 1.29, 35), aquele que batiza com o Espírito Santo (Jo 1.33), o Filho de Deus (Jo 1.34), tudo isto resultou em pessoas dentre os seus discípulos saindo das suas para seguir a Jesus, mas isto não era problema para João, pois seu objetivo era engrandecer a Cristo (Jo 3.30), André e um outro foram procurar Jesus para se tornarem seus discípulos, vamos extrair mais algumas lições sobre os homens testificando sobre quem é Jesus, faremos isto com base no tema abaixo mencionado.

TEMA: O TESTEMUNHO DOS HOMENS SOBRE JESUS – QUINTA PARTE

1.     O TESTEMUNHO TEM O OBJETIVO DE APONTAR PARA JESUS. V.35-36
35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!

1.1   O testemunho dos homens deverá aponta para Cristo como a única saída para o homem pecador. At 4.10-12
10 tomai conhecimento, vós todos e todo o povo de Israel, de que, em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós.b11 Este Jesus é pedra rejeitada por vós, os construtores, a qual se tornou a pedra angular. 12 E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos.

1.2   O testemunho dos homens sobre Cristo deverá apontar para Cristo através Escrituras. Jo 5.39
Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim”.

1.3   O testemunho dos homens sobre Cristo deverá apontar para Cristo a partir de uma experiência pessoal com Ele. Jo 1.16
“Porque todos nós temos recebido da sua plenitude e graça sobre graça”.

2.     O TESTEMUNHO TEM O OBJETIVO DE LEVAR PESSOAS A SEGUIR A JESUS. V.37-39
37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. 38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima.

2.1   Para seguir a Jesus o discípulo precisa negar a si mesmo. Lc 9.23
Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”.

2.2   Para seguir Jesus o discípulo precisa calcular o preço do discipulado. Lc 14.28-33
28 Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? 29 Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, 30 dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. 31 Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? 32 Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. 33 Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo”.

2.3   Para seguir Jesus o discípulo deve fazê-lo com urgência. Mt 8.21-22
21 E outro dos discípulos lhe disse: Senhor, permite-me ir primeiro sepultar meu pai. 22 Replicou-lhe, porém, Jesus: Segue-me, e deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.

3.     O TESTEMUNHO TEM O OBJETIVO PREPARAR MISSIONÁRIOS DENTRE OS DISCIPULOS. V.40-42
40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

3.1   Os discípulos alcançados por Jesus querem falar desta boa noticia para outros. V.40-41
40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo)”.

3.2   Os discípulos alcançados por Jesus querem a todo custo levar pessoas a Jesus. V.24
“E o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)”.

CONCLUSÃO

A presente mensagem tratou que o testemunho do cristão: Primeiro, tem o objetivo de apontar para Jesus: 35 No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos 36 e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus!” (v.35-36). Segundo, tem o objetivo de levar pessoas a seguir a Jesus: 37 Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus. “38 E Jesus, voltando-se e vendo que o seguiam, disse-lhes: Que buscais? Disseram-lhe: Rabi (que quer dizer Mestre), onde assistes? 39 Respondeu-lhes: Vinde e vede. Foram, pois, e viram onde Jesus estava morando; e ficaram com ele aquele dia, sendo mais ou menos a hora décima” (v.37-39). Terceiro, tem o objetivo preparar missionários dentre os discipulos: 40 Era André, o irmão de Simão Pedro, um dos dois que tinham ouvido o testemunho de João e seguido Jesus. 41 Ele achou primeiro o seu próprio irmão, Simão, a quem disse: Achamos o Messias (que quer dizer Cristo), 42 e o levou a Jesus. Olhando Jesus para ele, disse: Tu és Simão, o filho de João; tu serás chamado Cefas (que quer dizer Pedro)” (v.40-42). Aplicação: a) O nosso testemunho tem apontado para Jesus ou para nós mesmos? b) O nosso testemunho tem levado pessoas a seguir a Jesus ou a se afastar Dele? c) O nosso testemunho tem levado discípulos a se envolver com a obra missionária ou a ser omisso e negligente? Desafio: 1. Que o testemunho nosso como discípulos aponte para Jesus. 2. Que o nosso testemunho como discípulos leve pessoas a seguir a Jesus. 3. Que nosso envolvimento com a obra de Cristo possa induzir outros a fazer o mesmo. Que Deus nos abençoe em Nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário