sexta-feira, 10 de março de 2017

MANÁ DIÁRIO (GENESIS 37.18-36) - MISSº VERONILTON PAZ

MANÁ DIÁRIO – GENESIS 37.18-36
18 De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar. 19 E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador! 20 Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos. 21 Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: Não lhe tiremos a vida. 22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cisterna que está no deserto, e não ponhais mão sobre ele; isto disse para o livrar deles, a fim de o restituir ao pai. 23 Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia. 24 E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água. 25 Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito. 26 Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue? 27 Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram. 28 E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito. 29 Tendo Rúben voltado à cisterna, eis que José não estava nela; então, rasgou as suas vestes. 30 E, voltando a seus irmãos, disse: Não está lá o menino; e, eu, para onde irei? 31 Então, tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue. 32 E enviaram a túnica talar de mangas compridas, fizeram-na levar a seu pai e lhe disseram: Achamos isto; vê se é ou não a túnica de teu filho. 33 Ele a reconheceu e disse: É a túnica de meu filho; um animal selvagem o terá comido, certamente José foi despedaçado. 34 Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias. 35 Levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado e disse: Chorando, descerei a meu filho até à sepultura. E de fato o chorou seu pai. 36 Entrementes, os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda.

JOSÉ, O FILHO ULTRAJADO E TRAÍDO PELOS FILHOS DE SEU PAI.
Quem já sofreu ultraje e traição sabe o quanto é difícil, pois esta acontece por meio de pessoas que temos convivência e muitas vezes amizade, no caso de José, ele já era odiado por seus irmãos porque ele tinha mais intimidade com o seu pai e seu pai com ele, porém, sendo irmãos de sangue, quem sabe o jovem não imaginasse que eles seriam tão audaciosos e maldosos a ponte de prejudicar alguém do seu próprio sangue. Os irmãos de José já demonstravam que já lhe tinham ódio desde cedo (Gn 37.4), também não o suportavam por causa de sonhos que Deus lhe dava (Gn 37.5-11), eles eram pessoas sem caráter e José por não concordar os denunciava (Gn 37.2), José pagou um preço por sua obediência a seu pai, por sua integridade e por ter sonhos revelacionais de Deus, isto atraiu o ódio de alguns e eles só esperavam a hora para  fazer-lhe o mal, toda aquela traição teve uma seqüência de atos e a partir do tema acima iremos tratar um pouco sobre eles, vamos lá gente?

Primeira, A traição feita a José foi iniciada com uma conspiração: Aqueles irmãos de José planejaram tudo contra ele, a passagem fala sobre isso falando que: “18 De longe o viram e, antes que chegasse, conspiraram contra ele para o matar” (v.18). O Dicionário Online de Português atesta que conspiração é: Maquinação; ação de construir um plano que prejudica alguém, geralmente um governante ou uma pessoa poderosa: conspiração contra a presidente.Conluio; ação de quem busca prejudicar alguém, com a ajuda de uma outra pessoa.Trama; ação de combinar algo, secretamente com alguém, contra uma terceira pessoa. Ou seja, eles tramaram de maneira secreta a malévola contra a vida do próprio irmão, o mundo também tem conspirado contra o povo de Deus, às escuras, para prejudicar e fazer o povo de Deus cair, o mundo nunca vai querer o bem do povo de Deus, se o mundo está amando você, é porque você está mais próximo dele e longe de Deus. José foi odiado não por causa dos seus erros, mas por causa dos seus acertos, quando o mundo estiver conspirando contra você, saiba que estás mais próximo de Deus. José sofreu esta conspiração, mas além disso ele foi humilhado pelos seus irmãos, verdade esta que será tratada abaixo.

Segunda, A traição feita a José continuou com gestos de humilhação: Depois de planejar uma maneira de causar danos no seu irmão eles o humilharam, afirmando isto a passagem cita: “19 E dizia um ao outro: Vem lá o tal sonhador! 20 Vinde, pois, agora, matemo-lo e lancemo-lo numa destas cisternas; e diremos: Um animal selvagem o comeu; e vejamos em que lhe darão os sonhos. 21 Mas Rúben, ouvindo isso, livrou-o das mãos deles e disse: Não lhe tiremos a vida. 22 Também lhes disse Rúben: Não derrameis sangue; lançai-o nesta cisterna que está no deserto, e não ponhais mão sobre ele; isto disse para o livrar deles, a fim de o restituir ao pai. 23 Mas, logo que chegou José a seus irmãos, despiram-no da túnica, a túnica talar de mangas compridas que trazia. 24 E, tomando-o, o lançaram na cisterna, vazia, sem água” (v.19-24). Eles pegaram um rapaz jovem de 17 anos e lançaram mão, ele passou momentos de desespero, conforme relatado mais a frente: “Então, disseram uns aos outros: Na verdade, somos culpados, no tocante a nosso irmão, pois lhe vimos a angústia da alma, quando nos rogava, e não lhe acudimos; por isso, nos vem esta ansiedade” (Gn 42.21), ou seja, fora humilhado, o despiram de sua túnica, isto era uma vergonha para os judeus, a sua intenção era matar, mas Deus usou um deles chamado Rubén para não permitir e só o humilharam (v.21-22), saiba que se você estiver sendo humilhado, Deus está no controle e mesmo em meio às humilhações está cuidando de Ti. Deus permite que passemos por humilhações por pessoas da família, amigos, irmãos na fé, as humilhações que Deus permite que passemos, Ele faz com que estas sirvam para forjar o seu caráter em nós, as humilhações que José passou o prepararam para que mais adiante ele fosse exaltado em uma terra estrangeira. Se você estiver sendo humilhado, saiba que no tempo de Deus, Ele vai te exaltar. Todo aquele plano dos irmãos de José começou com uma conspiração, depois fizeram ele  passar por humilhações, depois aparece alguém que não queria o peso da culpa e sugeriu uma atitude tão pecaminoso quanto humilhar e matar, que foi vender seu irmão, porém ele queria lavar aos mãos quanto aquilo, assunto este que será visto nas próximas linhas.

Terceira, A traição de José é seguida por alguém que tenta tirar de si o peso da culpa: Depois de conspirar e humilhar agora eles fizeram algo que era proibido fazer aos filhos de Israel que era vender como escravos. O texto apresenta Judá que para minimizar sua culpa e se livrar daquele crente certinho, sugeriu vendê-lo para um povo distante conforme as Escrituras continuam ditando: “25 Ora, sentando-se para comer pão, olharam e viram que uma caravana de ismaelitas vinha de Gileade; seus camelos traziam arômatas, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito. 26 Então, disse Judá a seus irmãos: De que nos aproveita matar o nosso irmão e esconder-lhe o sangue? 27 Vinde, vendamo-lo aos ismaelitas; não ponhamos sobre ele a mão, pois é nosso irmão e nossa carne. Seus irmãos concordaram”(V.25-27). Não adianta tentar tirar o peso da culpa pelas suas atitudes erradas arrumando paliativos, o que precisa fazer é se arrepender e deixar o pecado de lado, eles não estavam quebrantados, apenas queriam tirar o peso da consciência, sem chegar ao verdadeiro arrependimento, vejamos o sábio Salomão afirmou: “13 O que encobre as suas transgressões jamais prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” (Pv 28.13), ele não orienta a criar métodos alternativos para se conseguir o perdão, mas que se deve confessar e deixar o pecado, os irmãos de José não queriam a parte correta, queriam a mais fácil e nem sempre esta é a decisão certa a se tomar. Quando estivermos em um dilema para tomar decisões, a decisão certa, mesma que seja amarga é sempre a certa, não queira tirar o peso da consciência, queira agradar a Deus e fazer o certo. José foi vitima de conspiração, humilhação, os algozes tentaram tirar o peso da culpa com paliativos, além disso negociaram a tragédia do seu irmão, coisas estas que serão examinadas abaixo.
.
Quarta, A traição de José é prosseguida por alguém que faz uma negociação escusa: Imagine alguém que negocia para que seu irmão sofra danos, foi isso que eles fizeram com José segundo o verso seguinte: “28 E, passando os mercadores midianitas, os irmãos de José o alçaram, e o tiraram da cisterna, e o venderam por vinte siclos de prata aos ismaelitas; estes levaram José ao Egito”(v.28) Eles só pensaram de maneira egoísta em satisfazer os desejos do seu coração, queriam satisfazer o seu ódio, quantas vezes nós também fazemos negociatas que prejudicam os nossos irmãos, às vezes quando muda um governo começam rolar as cabeças, irmãos perdem um emprego, são transferidos e por vezes com anuência de irmãos na fé, para satisfazer o ódio do irmão por ele ter seguido outra orientação política, se não tomarmos cuidado podemos sermos tão traidores como os irmãos de José. Eles prejudicaram o seu próprio irmão, não pensaram, não pensaram nem nos laços familiares, fizeram uma negociação escusa, da mesma forma que muitas vezes são feitas por políticos, fazendo votações secretas para prejudicar o próximo, venderam-no como se a vida humana não tivesse nenhum valor, por causa de negociatas a vida humana tem sido colocada em risco, pacientes ficam na fila do SUS porque não tem dinheiro e os que poderiam resolver não resolvem nada. Aqueles irmãos fizeram o que de fato estava no seu coração, eles estavam cheios de orgulho e aquela negociação demonstrou que eles estavam dispostos a qualquer coisa para se ver livre dele, nós devemos pensar que aquilo que aconteceu tem sido muitas vezes a nossa história, negociamos as coisas de Deus, queremos colocar nossas vontades dentro do evangelho, porém, o evangelho é inegociável, pensemos nisso! Vimos que José foi traído por uma conspiração, humilhado, depois eles tentaram tirar o peso da culpa ao invés de o matar, o venderam por meio de uma negociata escusa, depois de tudo isto tinham que dar alguma satisfação ao velho pai antes que se desse conta da falta de José, arquitetaram uma estória, um teatro para fazer o pai crer que seu filho era morto. Esta será a próxima explicação que daremos.

Quinta, A traição de José é levada por alguém ao cumulo da enganação: Os irmãos traidores agora com a sua saga completa, teriam de criar uma cena que justificasse a ausência de José, eles armaram o que está registrado a seguir: “29 Tendo Rúben voltado à cisterna, eis que José não estava nela; então, rasgou as suas vestes. 30 E, voltando a seus irmãos, disse: Não está lá o menino; e, eu, para onde irei? 31 Então, tomaram a túnica de José, mataram um bode e a molharam no sangue. 32 E enviaram a túnica talar de mangas compridas, fizeram-na levar a seu pai e lhe disseram: Achamos isto; vê se é ou não a túnica de teu filho. 33 Ele a reconheceu e disse: É a túnica de meu filho; um animal selvagem o terá comido, certamente José foi despedaçado. 34 Então, Jacó rasgou as suas vestes, e se cingiu de pano de saco, e lamentou o filho por muitos dias. 35 Levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado e disse: Chorando, descerei a meu filho até à sepultura. E de fato o chorou seu pai”(v.29-34). Aqueles cidadãos pensaram apenas em si, nem no pai pensaram que ficou consternado quando recebeu a túnica do filho suja de sangue e entendendo que havia sido devorado por uma fera (v33-34), porém, antes relata a maldade deles que mataram um animal do rebanho para sujar de sangue a roupa de José, aqueles homens mentiram, eles praticaram algo que Deus abomina e lança condenação sobre quem pratica tal ato (Ap 21.8), foram enganadores e nós temos sido muitas vezes quando prestamos relatórios falsos em congressos, convenções, etc. Eles enganaram para esconder sua astucia cruel e muitos têm enganado para não serem descobertas suas ações pecaminosas. O engano não pode estar na boca de quem conhece a Deus, devemos ser verdadeiros e nunca deixar que o nosso coração queira ditar as ordens na nossa vida, pois segundo Jeremias: Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9), siga Cristo e não seu coração, seja verdadeiro e não enganoso. José foi traído por seus irmãos e eles conspiraram contra ele, o humilharam, tentaram tirar o peso da culpa não o matando, mas vendendo por uma negociata, para não serem descobertos eles armaram um plano para enganar o pai, parecia que tudo estava dando certo e eles estariam para sempre livres daquele moleque atrevido que estragava os seus mal-feitos contando ao pai. Mas, será que se livrariam mesmo para sempre dele? Isto nos chama para mais um aprendizado que será visto a partir de agora.

Sexta, A traição de José pode trazer á tona acontecimentos surpreendentes: A história poderia acabar aqui e eles nunca mais ver e nem ser atormentado por ele, mas eles não contavam com uma questão chamada a “Soberania de Deus”, Ele no seu plano já tinha tudo traçado para que José chegasse ao Egito e ficasse lá, conforme relata a passagem na seqüência: 36 Entrementes, os midianitas venderam José no Egito a Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda” (v.36). Os compradores de José foram justamente ao lugar que Deus havia determinado no seu plano que José estivesse ali, fosse comprado por Potifar, ali Deus o abençoou de tal forma que tudo que o egípcio fazia dava certo por causa de José e ele o colocou sobre tudo que era dele (Gn 39.1-6), depois a mulher do oficial queria se deitar com ele, o mesmo não quis e ela mentiu para o marido ao dizer que o rapaz tentou forçá-la a ter relação com ela, ele foi preso (Gn 39.7-20), depois que estava na prisão ele era tão reto que o carcereiro entregou os presos a ele (Gn 39.1-23). Depois na prisão interpretou dois sonhos de um padeiro e de um copeiro e assim aconteceu (Gn 40.1-23). Adiante, Faraó teve um sonho duplo de sete vacas gordas e sete espigas magras, depois de sete vacas e sete espigas magras, José interpretou e tornou-se governador do Egito (Gn 41.1-57), para encurtar a história, José terminou cuidando de seu pai e dos seus algozes do passado, mas ao invés de ter deixado seu coração cheio de ódio, Ele disse que tudo o que aconteceu foi pela Divina Providencia, vejamos as suas palavras: 19 Respondeu-lhes José: Não temais; acaso, estou eu em lugar de Deus? 20 Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida. 21 Não temais, pois; eu vos sustentarei a vós outros e a vossos filhos. Assim, os consolou e lhes falou ao coração”. Deus não perdeu o controle, mesmo diante da traição dos irmãos de José, Ele estava controlando a história para o fim pretendido por Ele.

Concluindo, amados irmãos Nesta mensagem vimos que José foi traído pelos seus próprios irmãos, eles conspiraram de maneira malévola contra ele; o humilharam de maneira vergonhosa, tentaram tirar o peso da sua consciência deixando de matar para o vender com escravo, fizeram uma negociata escusa contra seu irmão, enganaram o seu velho por meio de uma cena teátrica montada para parecer que tinha morrido, eles somente não contaram que por trás de todos os acontecimentos está a mão soberana de Deus guiando todos os rumos da história, este Deus soberano mesmo quando eu você passamos por traições está no controle e manejando a história para um fim glorioso pretendido por Ele próprio. Que este Deus soberano nos abençoe em Nome de Jesus! esta é mais uma mensagem Devocional do Maná Diário.

Autor: Veronilton Paz da Silva – Licenciado ao Sagrado Ministério (PRVP); Missionário Presbiteriano na Cidade de Sumé-PE (JMN/IPB); Bacharel em Teologia (IBHT); Licenciado em Letras – Língua Portuguesa (UEPB); Formação Presbiteriana de Evangelista/Missionário (CPO/IBN e CEIBEL); Pos Graduando em Estudos Teológicos (CPAJ/Mackenzie).

Nenhum comentário:

Postar um comentário